07 NOV 2024 | ATUALIZADO 18:43
ESTADO
17/04/2019 17:40
Atualizado
17/04/2019 17:59

Barramento se rompe no Piranhas/Açu e ameaça abastecimento de 3 cidades

O rompimento proporcionado pelas sangrias do Pataxó e do Mendubim também dificulta o acesso a grandes fazendas de camarão, salinas e de criação de gado na região do Delta do Piranhas/Açu;
Barramento no Piranhas/Açu permite que a CAERN capte água para abastecer as cidades de Pendências, Macau e Guamaré, se rompeu na manhã desta quarta-feira (17), deixando isolado também trabalhadores de salinas, fazendas de camarão e de criação de gado no Delta do Piranhas/Açu
FOTO MIGUEL PIMENTA

As sangrias dos açudes do Pataxó, em Ipanguaçu, e do Mendubim, em Assu, romperam a passagem molhada no Rio Piranhas/Açu, na cidade de Pendências, no Vale do Açu.

A passagem molhada tem duas finalidades:

1 - Proporcionar uma represa no Rio Piranhas/Açu para abastecer as cidades de Pendências, Macau e Guamaré, que juntas tem cerca de 70 mil habitantes.

2 - Proporcionar o acesso via terrestre a cidade de Porto do Mangue e Carnaubais, as fazendas de camarão, de criação de gato e das salinas na região do Delta do Piranhas/Açu.


A partir da manhã desta quarta-feira, a travessia do Rio Piranhas/Açu, na altura da cidade de Pendencias, está sendo feita apenas por barco e canoas.

A CAERN e a o DNOCs ainda não se pronunciaram a respeito do rompimento. Os empresários que tem negócios na região lembram que não enfrentam este problema há 10 anos.

Esperavam que só viesse a acontecer com a sangria da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Entretanto, foi necessário apenas a água das sangrias do Mendubim e Pataxó.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário