20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
EDUCAÇÃO
24/04/2019 12:03
Atualizado
24/04/2019 12:54

Projeto da UFERSA leva robótica educacional para estudantes de Mossoró

O “Robot em Ação” é voltado para escolas públicas da cidade e tem o patrocínio da Petrobrás. Projeto será lançado oficialmente nesta quinta-feira, a partir das 8h30, no auditório da UFERSA.
O Projeto “Robot em Ação”, inciativa da UFERSA com o patrocínio da Petrobrás, leva robótica educacional, música e esporte aos alunos de 5 escolas públicas de Mossoró.
FOTO: EQUIPE ROBOT

Nesta quinta (25), a partir das 8h30, o projeto “Robot em Ação”, que oferecerá robótica educacional, música e esporte para crianças e adolescentes de escolas públicas de Mossoró, será lançado oficialmente na Ufersa.

A iniciativa tem como parceira a Petrobras. Ele já começou a ser desenvolvido nas escolas selecionadas desde o início de abril. Ao todo, cinco escolas públicas de Mossoró foram contempladas com as ações do projeto.

As Escolas Municipais Jerônimo Rosado, na comunidade do Piquiri, Francisco de Assis Nogueira, na comunidade de Sussuarana, e Niná Rebouças, no Abolição 4, estão sendo beneficiadas com ações de robótica, música e esporte.

Já as Escolas Estaduais Trinta de Setembro e Hermógenes Nogueira Costa, ambas também no conjunto Abolição 4, estão com atividades de robótica educacional para crianças e jovens do ensino fundamental e médio.

O lançamento do projeto será no Auditório Amâncio Ramalho, no prédio da Reitoria da Ufersa, e deve contar com a presença de autoridades acadêmicas da Ufersa e de diretores e representantes da Petrobras, que vêm do Rio de Janeiro prestigiar a ação.

Também devem participar do lançamento as crianças já beneficiadas pelo Robot.


PROJETO “ROBOT EM AÇÃO”

Nesta primeira etapa do projeto, cerca de 450 crianças e adolescentes foram selecionados para as ações do Robot. A meta é contemplar 960 até o fim do projeto em 2020.

O objetivo maior do “Robot em Ação” é oferecer e possibilitar lições de robótica educacional para crianças e adolescentes que nunca tiveram acesso a essa tecnologia de programação por meio de Kits da LEGO.

O projeto também oferece oficinas de música, com práticas de flauta e de violão para os jovens, e também esportes para tirar as crianças do sedentarismo e mostrar a importância dos exercícios físicos.

Paralelo as ações de robótica, música e esporte, o projeto ainda oferece alimentação balanceada aos alunos, com acompanhamento de um profissional nutricionista, e cedeu todo o material necessário para a execução das atividades, como camisetas, mochilas, canetas, etc.

Nas escolas conveniadas, o Robot já proporciona algumas melhorias na parte física das instituições. É que o projeto destinou recursos para serem aplicados em pequenas reformas.

Nesse primeiro momento, a prioridade da equipe foi adaptar as escolas para receber as atividades de esporte e garantir o seu pleno funcionamento.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário