19 MAI 2024 | ATUALIZADO 13:39
ECONOMIA
DA REDAÇÃO
26/04/2019 15:34
Atualizado
26/04/2019 15:35

No RN, ninguém se interessa pelo pregão para antecipar royalties de petróleo

Mesmo com o resultado, a governadora Fátima Bezerra (PT) determinou que o valor dos royalties dos meses de maio e junho sejam usados para iniciar o pagamento dos salários atrasados, de forma cronológica
Secretários de Tributação e de Planejamento, Carlos Eduardo Xavier e Aldemir Freire, durante pregão dos royalties do Governo do RN
Divulgação

O pregão para antecipação dos royalties de petróleo e gás que o Rio Grande do Norte tem a receber até 2022 foi deserto. Uma proposta chegou a ser apresentada na manhã desta sexta-feira (26), porém estava abaixo do valor mínimo esperado pelo Estado.

Mesmo com o resultado, a governadora Fátima Bezerra (PT) determinou que o valor dos royalties dos meses de maio e junho sejam usados para iniciar o pagamento dos salários atrasados, de forma cronológica. O governo deve marcar um novo pregão para junho.

“Nossa estratégia era a antecipação dos valores de maio deste ano até dezembro de 2022, um volume aproximado de R$ 400 milhões. Até o novo pregão, usaremos o valor em torno de R$ 28 milhões, de maio e junho, para quitar o décimo terceiro salário de 2017”, afirmou o secretário de Planejamento e Finanças, Aldemir Freire.

Pela proposta, os bancos antecipariam ao estado, o valor estimado de arrecadação nos próximos anos, em troca de ficar com parte das receitas, em uma forma de empréstimo.

Ainda de acordo com a proposta do governo, a ideia era usar a verba para colocar os salários dos servidores estaduais em dia. Atualmente, o estado tem quatro folhas salariais parcial ou totalmente atrasadas - o 13º de 2017 e o de 2018, além dos salários de novembro e dezembro de 2018.

“Alguns Bancos nos pediram adiamento do prazo para realização do pregão. Decidimos manter, por compromisso anunciado com os servidores e outras possíveis instituições financeiras interessadas. Com esse resultado, iremos reavaliar o modelo do edital e os valores para publicação do novo pregão na primeira semana de junho”, adiantou o secretário.

O titular da Seplan afirmou que o Estado se programou financeiramente durante o primeiro quadrimestre do ano para usar o valor dos royalties, a partir do mês de maio, na amortização do passivo aberto.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário