Em Nota, a Prefeitura Municipal de Janduis, informa que o vereador Jozenildo Morais agrediu verbalmente e moralmente a médica Débora Valentim Monte Alto.
O Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia Regional de Patu/RN pela Gestão do Prefeito José Bezerra, contra o ato agressivo do legislador.
Em função do ato agressivo e as ameaças, a médica Débora Valentim demonstrou interesse em se desligar do serviço de saúde pública da cidade de Janduis.
Em contato com o MOSSORÓ HOJE, a Prefeitura de Janduis informou que vai tomar todas as medidas cabíveis para evitar que ato desta natureza volte a acontecer, inclusive pedindo punição ao vereador.
A Redação do MOSSORÓ HOJE tentou um contato com o vereador e não conseguiu.
Segue a Nota de Repúdio divulgada pela Prefeitura.
NOTA DE REPÚDIO
A prefeitura de Janduis vem a público manifestar repúdio à atitude autoritária, desrespeitosa e irresponsável do Vereador Jozenildo Morais para com a médica Drª DEBORA VALENTIM MONTE ALTO em pleno horário de trabalho.
O vereador extrapolou todos os limites de sua prerrogativa ao procurar intimidar, coagir e obrigar a médica a atender eleitores seus sem respeito aos procedimentos normativos, legais e técnicos vigentes dentro de uma instituição pública de saúde.
Alguns vereadores procuram se apropriar das ações do executivo para levar ao povo como um favor pessoal seu e não como direito de cidadania! Todo cidadão tem direito e não precisa de intermediário para ter acesso ao mesmo!
A administração pública tem regras e normas legais que todos são obrigados a respeitar, principalmente os agentes políticos.
DOS FATOS;
Na tarde desta quinta-feira, por volta das 13h30min, uma senhora procurou atendimento médico no Hospital Maternidade Maria Cristina Maia, para sua filha, uma menor de idade, que estaria com uma lã de algodão no ouvido, procurando a profissional médica de plantão, Drª DEBORA VALENTIM MONTE ALTO, perguntou se esta poderia atender sua filha, que estava assistindo aula naquele momento, recebendo a confirmação da médica, ligou para sua filha vir ao hospital receber atendimento.
Ao chegar à unidade de saúde, a menor foi prontamente atendida por Drª Débora, e ao iniciar o atendimento, houve recusa por parte da mãe, no sentido que a médica não “tocasse” no ouvido de sua filha, dificultando o trabalho médico, fato presenciado pelos demais profissionais da unidade. Mesmo diante da situação, a médica conseguiu visualizar a lã introduzida no ouvido. Como não havia sinais de febre, e nem dor na paciente, a médica solicitou que mãe e filha, o acompanhassem até a UBS Onésimo Maia, prédio ao lado, que retiraria a lã, assim que terminasse de atender alguns pacientes que haviam chegado com urgência, apresentando pressão alta, febre e dores.
O vereador Jozenildo Morais por sua vez, ao encontrar com a médica na entrada da UBS, usando do seu mandato público, tentou coagir e assediar a profissional, proferindo palavras e frases agressivas, e acusando que a profissional teria se recusado a atender “Tá aqui a paciente que a senhora se recusou a atender”, fazendo referência ao pedido da médica em retirar a lã na UBS, usando palavras agressivas e procurando desqualificar e rebaixar a profissional, diante de familiares da paciente, que chegaram (outra pessoa induzida pelo vereador) a querer bater na “cara da médica e do vigia”, extrapolando todos os limites racionais do ser humano.
A Prefeitura de Janduís irá tomar todas as medidas legais necessárias para que o condenável fato não se repita! Como também, tomará as medidas para garantir a integridade moral e física dos servidores no seu horário de trabalho! Se necessário, solicitará inclusive proteção policial!
Infelizmente Janduís perde com a saída da médica DEBORA VALENTIM MONTE ALTO do município, tendo em vista seu desejo de desligamento dos quadros da saúde, provocada pela situação vivenciada na quinta-feira, 02 de maio. A nossa solidariedade a Dra. Debora, excelente profissional e grande figura humana que sempre deu o melhor de si para servir ao povo de Janduis!