26 ABR 2024 | ATUALIZADO 14:35
MOSSORÓ
DA REDAÇÃO
30/05/2019 16:42
Atualizado
30/05/2019 16:56

Mais de dois mil estudantes se reunem na praça do Diocesano em novo ato pela educação

Em Mossoró, onde o movimento em defesa do presidente arregimentou pouco mais de 50 pessoas no domingo dia 26, está presenciando novamente uma ação importante daqueles que estão a favor da educação e contra as medidas do governo para neutralizar a área
Em Mossoró, as manifestações estão ocorrendo nesta tarde na praça da Concha Acústica, em frente ao Colégio Diocesano. Mais de duas mil pessoas estão aglomeradas no local ocupando a praça e parte das ruas nas proximidades
Fotos: Cézar Alves

O vigor das manifestações desta quinta-feira (30) contra o corte nas verbas da Educação e em protesto pelos ataques do governo Bolsonaro às instituições de ensino já era, às 13h, muito maior que o das manifestações dos bolsonaristas do último domingo em todo o país. Em Mossoró, onde o movimento em defesa do presidente arregimentou pouco mais de 50 pessoas no domingo dia 26, está presenciando novamente uma ação importante daqueles que estão a favo da educação e contra as medidas do governo para neutralizar a área.

Quem reconhece o fato é um dos principais veículos das Organizações Globo, o G1. As duas manifestações pela educação, nos dias 15 e 30 de maio são muito mais expressivas que as do domingo, onde manifestantes pró-Bolsonaro enalteceram as atitudes contra a educação rasgando faixas e condenando os estudantes que lutam pela causa.


Em Mossoró, as manifestações estão ocorrendo nesta tarde na praça da Concha Acústica, em frente ao Colégio Diocesano. Mais de duas mil pessoas estão aglomeradas no local ocupando a praça e parte das ruas nas proximidades, segundo informou os líderes estudantis. Depois saíram em passeta pelas ruas do Nova Betânia e Boa Vista  Antes, os manifestantes participaram de debates durante a manhã na Uern e na Ufersa.

O vereador Gilberto Diógenes esteve no ato e disse que é importante que todos os estudantes se mobilizem "para colocar este governo de extrema-direita em seu devido lugar".

Segundo levantamento do G1, foram realizadas até 13h manifestações em 55 cidades de 18 Estados mais o Distrito Federal neste 30M; no domingo, os bolsonaristas tinham desfilado por 52 cidades de 12 Estados e mais o DF. E isso sem contar com as milionárias verbas que patrocinaram as mobilizações da extrema-direita.


A diferença dos números entre o domingo e esta quinta-feira deve aumentar e muito em até o começo da noite: enquanto as manifestações bolsonaristas concentraram-se no período da manhã no dias 26, as desta quinta acontecerão em sua maioria a partir do meio-fim da tarde. A maioria das manifestações, em especial nas capitais, está marcada para o meio-fim da tarde e início da noite. Assim é em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Manaus, Fortaleza, Vitória, Goiânia, São Luís, Cuiabá, Campo Grande, Belém, João Pessoa, Curitiba, Recife, Natal, Aracaju e Palmas, entre centenas de outras.


O que o comparativo do G1 anotado pelo jornalista George Marques da Fórum indica é que a capilaridade dos protestos do 15M e do 30M é muito superior aos da extrema-direita no domingo passado. Os números de participantes deverão ser muito superiores.

Com isso, a perspectiva para a greve geral marcada para 14 de junho é muito melhor que as expectativas iniciais dos setores democráticos -e muito pior que o pior cenário imaginado pelo governo Bolsonaro.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário