O presidente da Associação de Praças da Polícia Militar de Mossoró e Região, Toni Fernandes, defendeu a reabertura das Bases Integradas (BICs) e também a conclusão urgente do processo de autorização para a Guarda Municipal de Mossoró fazer uso de armas de fogo.
Para o representante dos praças da PM, a reativação das BICs e armar a guarda são os dois primeiros passos para combater a violência que tem sido crescente em Mossoró. Ele destaca como importante também o trabalho integrado com a Polícia Civil e Rodoviária Federal.
Em entrevista ao jornalista Saulo Vale, na SuperTV, Toni Fernandes falou que defende o uso de armas de foto pelos guardas municipais e que isto pode contribuir com a ampliação do patrulhamento realizado pela Polícia Militar nas áreas urbanas e rurais de Mossoró.
Ao MOSSORÓ HOJE, Toni Fernandes explicou melhor sua proposta.
Para Toni Fernandes, a parceria entre Polícia Militar e Guarda Municipal, reabrindo as BICs em Mossoró, permite o chamado policiamento de proximidade, ou seja, é quando a polícia se aproxima da sociedade para juntos, combater o crime em sua origem.
Diante do cenário atual, com índices altíssimos de assaltos e também de assassinatos, Toni Fernandes defende a reabertura das BICS através da união de forças da Polícia Militar, da Guarda Municipal e também das Polícias Civil e Rodoviária Federal.
O presidente da APRAM defende também a parceria financeira entre Governo do Estado e Prefeitura de Mossoró, para ao reestruturar as BICs, permitir o pagamento de diárias operacionais para os policiais envolvidos neste trabalho de policiamento de proximidade.
As primeiras BICs foram abertas em 2013. O número foi ampliado nos anos seguintes. Em 2017, foram fechadas, quando o Observatório da Violência do Rio Grande do Norte passou a notificar o crescimento assustador da violência em Mossoró e região.