Nesta quarta-feira (26) o Jornal The Giardian publicou a notícia que a polícia espanhola prendeu um membro da força aérea brasileira com 39kg de cocaína na bagagem.
O homem viajava com o partido do presidente Jair Bolsonaro para a cúpula do G20 no Japão, em um avião carregando uma delegação militar encarregada de proteger o presidente durante a cúpula na capital japonesa.
O homem teve apenas as iniciais do nome divulgado pela imprensa espanhola.: M.S.R. Ele foi identificando como sendo um Sargento da Aeronáutica Brasileira, de 38 anos.
No Brasil, o Jornal O Globo divulgou que o sargento se chama Manoel Silva Rodrigues, de 38 anos, e que já fez outras viagens com membro do escalão avançado da Presidência da República.
A droga foi descoberta durante uma escala na cidade de Sevilha. Um porta-voz da Guarda Civil disse que o homem foi preso na terça-feira depois que seu avião pousou no aeroporto de Andalucía. "O militar estava viajando em um avião militar que havia chegado do Brasil e parou no aeroporto de Sevilha a caminho de Tóquio", disse ele.
A notícia foi confirmada pelo presidente, em sua conta do twitter, nesta terça-feira (25).