03 MAI 2024 | ATUALIZADO 12:23
ECONOMIA
28/06/2019 17:32
Atualizado
28/06/2019 18:37

7 Vantagens de Plataformas de E-commerce Versus Lojas Físicas

Quando se está prestes a começar em um novo empreendimento é comum surgir dúvidas para tomar as melhores decisões, não é verdade?
A ampliação do acesso à internet e aos meios digitais revolucionou a forma como as pessoas fazem suas compras, não é mesmo?

Quando se está prestes a começar em um novo empreendimento é comum surgir dúvidas para tomar as melhores decisões, não é verdade? Por isso, é fundamental adquirir bastante informação que possibilite as escolhas ideais!

Ao pesquisar e ter acesso à diferentes opiniões de pessoas especializadas é possível tomar decisões pautadas em argumentos e fatos. Estas informações são imprescindíveis para começar os primeiros investimentos em seu empreendimento.

E uma das dúvidas que podem surgir atualmente é qual modelo de loja é mais vantajoso?

As lojas físicas ou as lojas virtuais em plataformas de e-commerce?

Sendo assim, para tirarmos as suas dúvidas hoje preparamos 7 vantagens de plataformas de e-commerce versus lojas físicas! Acompanhe!


1. Comodidade

Hoje em dia o número de consumidores que preferem fazer suas compras online está cada vez maior. Isso ocorre porque as pessoas preferem a comodidade de comprarem em qualquer lugar que estejam de forma segura e com ampla diversidade de produtos.

As lojas virtuais possibilitam que o cliente compre no melhor horário do dia e em qualquer lugar, seja no trabalho, na faculdade, no trânsito ou em casa. Esta modalidade acaba sendo muito mais vantajosa do que ter que ir à uma loja física para efetuar compras.

Nas lojas online os consumidores conseguem ter acesso fácil à diversas informações sobre os produtos e podem conferir com bastante facilidade todos os produtos que interessam e estão disponíveis. Dessa forma, a loja virtual traz muita comodidade!

Então, basta acessar a loja virtual e encontrar a ampla variedade de produtos, escolhê-los, pagar de forma rápida e segura e ainda contar com a entrega em casa no horário mais adequado que preferir.

Em compensação para comprar em lojas físicas é necessário pesquisar, caminhar, contar com a ajuda de funcionários que muitas vezes não sabem as informações básicas sobre os produtos e ainda é necessário gastar tempo de deslocamento.

Portanto, as lojas virtuais tornam as compras bem mais rápidas e práticas, tornando a opção das compras em lojas físicas, muitas vezes, obsoleta!


2. Horário de Funcionamento

O horário de funcionamento das lojas virtuais em comparação às lojas físicas é outro aspecto bastante vantajoso. As lojas virtuais ficam disponíveis para os consumidores 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Já as lojas físicas precisam funcionar de acordo com um horário específico e, muito dificilmente, abrirão todos os dias da semana. Sendo assim, fica muito mais difícil para os clientes terem acesso, em função do horário e data.

Por isso, ao optar em ter uma loja virtual as vendas têm muita chance de serem maiores. Dessa forma, é muito mais fácil atingir suas metas e objetivos!


3. Alcance

Além da comodidade e horário de funcionamento uma vantagem muito especial nas lojas virtuais é o alcance mais amplo de clientes. Ao ter uma loja online a possibilidade do consumidor chegar até a sua loja é bem maior do que em uma loja física.

Nas lojas onlines os consumidores podem alcançá-las de diversas maneiras. Sem limites em relação à horário, data ou local. Os clientes podem comprar em sua loja de qualquer lugar do país ou até mesmo internacionalmente!

Assim como crescem os números de consumidores optando pelas compras digitalmente, aumentam também a quantidade de marketplaces e plataformas de e-commerce que podem facilitar bastante as vendas de sua marca em lojas virtuais.

Muitos clientes podem chegar pela primeira vez até a sua loja virtual através de mecanismos de busca e anúncios de publicidade. Então, diferentemente da loja física, a loja virtual não precisa estar bem localizada para que hajam clientes e vendas.


4. Ausência de Gastos Com Pontos de Venda

Ter uma loja virtual é uma opção muito mais econômica do que ter uma loja física. E um dos aspectos que contribuem para que seja uma alternativa mais barata é a ausência de gastos com pontos de venda.

Existem bastantes gastos fixos quando você opta em ter uma loja física. É necessário pagar aluguel, energia elétrica, água e serviços de manutenção. Isso sem contar os gastos com vitrine, exposição de produtos e perdas de peças devido à roubos e desgastes!

Sendo assim, a ausência de gastos com pontos de venda é outra vantagem quando comparamos as lojas virtuais com as lojas físicas!


5. Eliminação de Gastos Com Equipe de Vendas e Limpeza


Além dos altos gastos com a parte material da loja física, vale salientar a economia que a loja virtual traz ao não ser necessário gastar com equipe de vendas e limpeza!

As lojas virtuais precisam de equipe de atendimento, mas esta equipe pode ser muito menor do que a quantidade de vendedores, caixas e outros funcionários de uma loja física. Nas lojas virtuais você não precisa se preocupar com organização física dos produtos e limpeza.

Já nas lojas físicas é extremamente importante manter a loja funcionando de forma limpa, harmoniosa e organizada. Dessa forma, os gastos com equipe de vendas e limpeza são inerentes!


6. Oferecimento de Preços Mais Competitivos

Devido à quantidade de concorrência em diversos nichos, se você deseja ter uma loja de sucesso, com bastante vendas, é fundamental que seus preços sejam competitivos. Mas você sabe o que isso significa?

Os preços competitivos são definidos através de pesquisa e coleta de dados sobre os preços oferecidos pelas lojas concorrentes. Assim, com as informações em mãos é possível criar estratégias para que seus produtos vendam mais e façam seu negócio decolar! 

E, uma das maneiras para os preços de sua loja serem mais competitivos é oferecendo preços menores do que os das lojas concorrentes. Mas, para isso, é necessário que não hajam muitos gastos com outros detalhes de funcionamento da loja. 

Sendo assim, ao optar pela loja virtual e, consequentemente, ao eliminar os gastos com funcionários, manutenção e pontos de venda, oferecer preços menores em seus produtos fica muito mais viável. Portanto, seus preços serão bem mais competitivos! 


7. Facilidade de Gerenciamento em Todos os Processos

Nas lojas virtuais em plataformas de ecommerce todos os processos de compra e venda ficam bem mais fáceis de serem gerenciados.

É possível ter um acompanhamento muito mais próximo em relação ao estoque, dados dos clientes, pedidos de compra, entre outros aspectos! Dessa forma, abrir uma loja virtual torna-se muito mais vantajoso do que abrir uma loja física!  

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário