17 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:16
MOSSORÓ
ANNA PAULA BRITO
02/07/2019 12:06
Atualizado
02/07/2019 12:26

Servidores de Mossoró estão sendo intimados a pagar empréstimos descontados em folha

A Prefeitura de Mossoró tem descontado os valores dos empréstimos no pagamento dos servidores, mas não está repassando à Caixa Econômica. Agora o banco acionou a Justiça Federal, que deu o prazo de 3 dias para os servidores pagarem a dívida, pela segunda vez.
FOTO: CEDIDA

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindserpum), Marleide Cunha, denunciou nesta segunda-feira (14), em suas redes sociais, que os servidores do município estão recebendo intimações da Caixa Econômica Federal por estarem devendo empréstimos que já deveria ter sido pagados pela prefeitura.

O banco acionou a Justiça Federal e o Juiz Federal Orlando Donato Rocha deu um prazo de 3 dias para que os servidores quitassem o debito, um valor que eles não dispõem, visto que é o empréstimo consignado é descontado, mensalmente, diretamente do pagamento dos servidores e repassado ao banco pela prefeitura.

O que acontece é que todos os meses os valores referentes aos empréstimos consignados dos servidores vêm sendo descontados pela prefeitura, contudo, não estão sendo repassados aos bancos.

Há meses os servidores estão recebendo cartas de cobrança da Caixa Econômica, mas agora passaram a receber intimações judiciais para que paguem o que não devem, devido ao tempo de atraso da dívida.

Em uma das intimações de cobranças a qual o MOSSORÓ HOJE teve acesso, a dívida passa de R$ 53 mil e ainda diz que o valor deverá ser atualizado até a data de quitação, bem como deverá ser acrescido as custas processuais e valores de advogados.

Marleide Cunha diz que é um absurdo o servidor receber este tipo de cobrança, visto que já trabalhou honestamente para quitar suas dívidas.

“O crime da prefeitura extrapolou as cartinhas de cobrança do banco. Não é justo a pessoa ser honesta, fazer um enorme esforço para pagar suas contas e mesmo assim, ter que passar pelo constrangimento de ser notificado por um oficial de justiça devido inadimplência com o banco causado por uma irresponsabilidade da prefeitura”, disse Marleide Cunha.

Na postagem da sindicalista no Facebook, vários servidores reclamaram de estarem recebendo as cartas de cobrança do banco e ainda não terem margem liberada para fazer empréstimos por inadimplência da prefeitura.

“Um verdadeiro absurdo, a prefeita comete crime e nós é que pagamos, além de não ter nossa margem liberada e não poder mais fazer consignados. Que justiça é essa?”, questionou uma servidora.

 O MOSSORÓ HOJE entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Mossoró para saber a previsão de quitação dos débitos com a Caixa Econômica.

“A Prefeitura já deu início a regularização de débitos. O Município encontrou valores em atraso da gestão anterior, mas já está em acordo com os bancos, repactuando os valores e amortizando o saldo devedor”, disse a Prefeitura.

Contudo, é possível observar na intimação que o empréstimo que está sendo cobrado foi liberado em 20 de março de 2017 e a data de inadimplemento é de 3 de fevereiro de 2019, ambas as datas já da atual gestão.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário