30 ABR 2024 | ATUALIZADO 11:59
ECONOMIA
02/07/2019 17:10
Atualizado
02/07/2019 17:56

“É preciso apurar eventual prejuízo à população na venda das refinarias”, diz Jean Paul

O senador solicitou uma audiência pública para de descobrir se o Conselho Administrativo de Defesa Econômica extrapolou suas competências legais, homologando a venda de 8 refinarias, sem conclusão da investigação que havia sido solicitada para apurar condutas da Petrobras relacionadas ao mercado de refino.
“A Petrobras vem sistematicamente praticando preços acima da paridade internacional, especialmente para o diesel”, argumenta Jean Paul.
FOTO: EDILSON RODRIGUES/AGÊNCIA SENADO

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vai realizar, na próxima quarta-feira (3), audiência pública para debater o Termo de Compromisso de Cessação de Prática (TCC), firmado entre o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Petrobras, envolvendo a venda de oito refinarias.

A reunião, solicitada pelo senador Jean Paul Prates, tem como objetivo descobrir se o Cade extrapolou suas competências legais, homologando a venda das refinarias sem conclusão da investigação que havia solicitado para apurar condutas da Petrobras relacionadas ao mercado de refino.

“Além da questão jurídica, é necessário debater o mérito da decisão da Petrobras, homologado pelo Cade. Vale lembrar que, desde a adoção da nova política de preços, a Petrobras vem sistematicamente praticando preços acima da paridade internacional, especialmente para o diesel”, argumenta Jean Paul.

Para o senador, os importadores desejam que, com a privatização das refinarias, os combustíveis tenham preços ainda mais elevados. Com isso, a retirada da Petrobras viabiliza a presença crescente dos importadores no mercado brasileiro.

“É preciso apurar eventual prejuízo à população na venda das refinarias, tendo em vista a tendência de majoração dos preços dos combustíveis. Vale lembrar que, desde a década de 1990, já não há monopólio no refino, que está aberto a capitais privados”, ressalta o parlamentar.

A audiência será realizada às 10h na sala 19 da Ala Alexandre Costa. A população pode acompanhar a audiência e ainda participar por meio do portal E-cidadania


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário