Por volta das 9 horas deste sábado, dia 27 de julho de 2019, Anderson Mateus Dantas da Silva, o Galeguinho, de 23 anos, foi morto a tiros, dentro de casa, perto da Escola Manoel Justiniano de Melo, no bairro Belo Horizonte, zona sul de Mossoró-RN.
Anderson Mateus era réu confesso do assassinato do cambista José Nazareno da Costa Lima, crime este ocorrido no dia 24 de março de 2014, no bairro Belo Horizonte (Veja AQUI).
Anderson e seus comparsas mataram Nazareno para roubar, segundo investigação dos agentes da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR). Ele diz em seu depoimento (confissão) que ficou com R$ 250,00 dos R$ 850 roubados.
Anderson Mateus, após ter sido ouvido pelo delegado Luiz Fernando Sávio Eliezer dos Santos, que à época estava no comando da DEFUR, foi posto em liberdade. Quando o processo chegou à justiça, teve a prisão preventiva decretada e passou a ser considerado foragido.
Terminou preso pela Polícia Militar, em Tibau, no dia 9 de setembro de 2018 (veja AQUI), após sofrer acidente. Conduzido a Cadeia Pública de Mossoró, por alguma razão que nãos e tem conhecimento ao certo, conseguiu liberdade condicionada.
Anderson foi localizado e morto na Rua Sousa Leão, na zona sul de Mossoró/RN, aonde fica a casa de um irmão da vítima. É que após ter saído da prisão, ficou sem residência física. Passava um tempo na casa de um e depois se mudava para residência de outro parente ( veja AQUI).
Os policiais que atenderam a ocorrência acreditam que os atiradores chamaram a vítima na porta e quando ele abriu, começaram a persegui-lo dentro da casa, até um recando no quintal, aonde não teria mais para escapar e foi executado.
Os agentes civis que estavam no local e alguns policiais militares se mostraram cautelosos quanto a associar o assassinato do cambista a morte do Anderson.
O caso de Conduta Violenta Letal e Intencional de número 105 só neste ano de 2019 deve ser investigado em inquérito policial conduzido pela Delegacia de Homicídios de Mossoró.
Os primeiros levantamentos foram feitos pelos agentes de plantão da Polícia Civil. O corpo de Anderson Dantas foi removido para exames na sede do ITEP.
Tentativa de homicídio e de assalto
Ao amanhecer deste sábado, Douglas Victor da Silva Costa, de 18 anos, foi baleado nas costas (não se tem conhecido das circunstâncias) no bairro Abolição II. Foi encontrado baleado perto da Igreja e socorrido pelo SAMU para o HRTM.
Um pouco mais tarde, no Alto da Conceição, dois homens numa Broz tentaram assaltar um comerciante e um cidadão armado (possivelmente policial), percebeu a ação dos bandidos e, quando se sentiu seguro, atirou. Teria baleado um dos assaltantes. Evitou o assalto.