17 MAI 2024 | ATUALIZADO 08:33
MOSSORÓ
ANNA PAULA BRITO
02/08/2019 10:54
Atualizado
02/08/2019 10:55

Banda Artur Paraguai celebra 83 anos com show gratuito, nesta sexta (2)

O show acontece às 19h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Para prestigiar o aniversário da banda não é necessário garantir acesso antecipado, basta se dirigir ao Teatro no horário marcado e aproveitar uma noite de boa música.
A Banda Mossoroense Artur Paraguai celebra 83 anos com show gratuito, nesta sexta (2), no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. O show acontece às 19h e para prestigiar não é necessário garantir acesso antecipado, basta se dirigir ao Teatro no horário marcado e aproveitar uma noite de boa música.
FOTO: REPRODUÇÃO

A banda mossoroense Artur Paraguai está completando 83 anos de existência, nesta sexta-feira (2), e vai celebrar a data com um show gratuito, às 19h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

De acordo com o maestro da banda, João Célio, que faz parte do grupo a 30 anos, será um show voltado para todos os públicos, com um repertório eclético, que promete agradar a todos os gostos musicais.

“O repertório vai ser bastante eclético. Nós vamos ter do samba ao brega, passando pela MPB, é para agradar. Nós vamos fazer de tudo pra não cansar nossa clientela”, disse o maestro.

Para prestigiar o aniversário da banda não é necessário garantir acesso antecipado, basta se dirigir ao Teatro no horário marcado e aproveitar uma noite de boa música.

“Eu desejos que todos compareçam, prestigiem, pois se a banda está viva há 83 anos é porque ela vem tocando o sentimento de cada um dos mossoroenses. Então aquele que é mossoroense, que resguarda o sentimento pela sua terra, vamos lá, vamos ouvir, vai valer a pena”, convidou o maestro João Célio.

A BANDA ARTUR PARAGUAI

Oficialmente, a Banda Municipal de Mossoró foi fundada em 2 de agosto de 1936, quando foi acolhida pela prefeitura da cidade. Antes dessa data, ela pertencia ao grêmio estudantil de Santa Luzia, atendendo a jovens carentes da cidade.

Na época, assumiu como o primeiro regente o Maestro Artur Paraguai, falecido em 1971 e homenageado com o atual nome da banda.

A Banda já foi responsável pela formação de vários músicos da cidade de Mossoró. “Hoje nós temos músicos que são professores da faculdade de Música da UERN, músicos que tocam em bandas baile etc. A Banda Artur Paraguai sempre teve uma grande importância na formação musical de mossoró”, contou o Maestro João Célio.

Hoje a banda é composta por 24 componentes, mas existe um projeto, já aprovado, no ano de 2011, para que a banda passe a se chamar Banda Sinfônica Artur Paraguai. Contudo, para que este projeto seja oficializado é necessário que a banda tenha, no mínimo, 50 componentes.

João Célio explica que é necessária a realização de um novo concurso público para a contratação de novos componentes, visto que o último foi realizado no ano de 1999, ou seja, há 20 anos.

“A gente tá batalhando por esse novo concurso. Infelizmente, a crise vem fazendo com que a gente venha prorrogando um pouco a data. A gente sempre fala que Mossoró se denomina a terra da cultura, mas não tem, no mínimo, uma Banda Sinfônica pra representá-la, então a gente tá nessa luta porque o município precisa desse concurso para a formação da Banda Sinfônica”, disse.

Por fazer parte do quadro de servidores do município, a Banda está a disposição da Prefeitura, para a realização de eventos e shows musicais, além da realização de diversos projetos como a introdução musical nas escolas municipais.

O Maestro finalizando contando que a 83 anos a banda vem “tocando a história de Mossoró” e, nesta sexta, vai celebrar todos as realizações que os componentes conquistaram ao longo desses anos.

“Hoje, nada mais justo que a gente comemorar o aniversário dessa corporação que abraçou com carinho muitos munícipes e músicos de cidades vicinais, como os de Apodi e Caraúbas, que hoje fazem parte do corpo da Artur Paraguai.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário