24 ABR 2024 | ATUALIZADO 00:04
MOSSORÓ
Da redação
03/09/2015 08:35
Atualizado
14/12/2018 04:29

UBSs disponibilizam vacina contra raiva humana em Mossoró

"A doença vitimou uma criança de um ano e oito meses no último domingo em Natal
Josemário Alves

O caso de raiva humana que vitimou uma criança de um ano e oito meses no RN no último domingo (30), chamou a atenção da população para a doença, que é transmitida por animais. Como forma de combater a doença, em Mossoró, está sendo disponibilizado em 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), vacinação contra raiva humana.

No período noturno, nos finais de semana e nos feriados, a imunização está disponível 24h na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto de São Manoel.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) não há registros de raiva humana em Mossoró. Entretanto, a população precisa ficar alerta em caso de mordida de animais. “Qualquer pessoa que for agredida por um animal deve procurar imediatamente uma unidade de saúde e se vacinar”, aconselha a médica veterinária Allany Medeiros.

Os principais sintomas da raiva, tanto em ser humano quanto em animais, são agressividade, fotofobia e confusão mental. Caso seja apresentado algum desses sinais, a vacinação deve ser aplicada imediatamente no ser humano e o CCZ deve ser comunicado através do 3315-4833 para recolher o animal.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda informa que a campanha contra raiva em animais aguarda determinação e disponibilização de vacinas pelo Ministério da Saúde (MS) para ser iniciada.

O MS ainda não repassou prazos para os municípios e estados iniciarem as campanhas. O último registro de raiva animal em Mossoró se deu em 2013, quando um gato foi diagnosticado com a doença.

Unidades que dispõem de vacinação contra raiva humana:

Conchita Ciarlini (Abolição II); José Leão (Alto da Conceição); Chico Porto (Ouro Negro); Ildone Cavalcante (Barrocas); Maria Soares (Alto de São Manoel); Cid Salem (Abolição IV); Aguinaldo Pereira (Vingt Rosado); José Holanda (Dom Jaime); Chico Costa (Santo Antônio); Dr. José Fernandes (Lagoa do Mato); Marcos Fernandes (Belo Horizonte); Maria Neide (Nova Vida); Lucas Benjamim (Abolição III); Durval Costa (Walfredo Gurgel); Antônio Soares (Bom Jesus); UPA do Alto de São Manoel.





Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário