27 ABR 2024 | ATUALIZADO 20:04
SAÚDE
Da redação
03/09/2015 14:11
Atualizado
13/12/2018 19:42

Cupcake de caju do RN disputa concurso nacional

O cupcake feito à base do bagaço do caju, fruta abundante do Estado, atende a proposta do Desafio de como transformar resíduos industriais em aplicações que gerem valor para a sociedade
Divulação/FIERN

Cupcake de caju de alunos do RN é finalista de concurso nacional

De encher os olhos - e a boca d’água -, a receita saborosa, funcional e, digamos, ‘politicamente correta’ do cupcake funcional com resíduos de caju é finalista da etapa nacional do Desafio SENAI de Projetos Integradores. O projeto desenvolvido por alunos e professores dos cursos de panificação e confeitaria do SENAI-RN CET Clóvis Motta foi selecionado entre outros 100 e concorre entre os 8 melhores do Brasil.

Os vencedores nas quatro categorias serão conhecidos em solenidade no dia 15 de setembro, em Brasília.

O cupcake feito à base do bagaço do caju, fruta abundante do Estado, atende a proposta do Desafio de como transformar resíduos industriais em aplicações que gerem valor para a sociedade. Além do alto teor nutritivo, explica o professor Aureliano Miranda, o resíduo mantém fibras que potencializam o funcionamento regular gastrointestinal e ajuda a reduzir o índice glicêmico.

“A preocupação era formular um produto a partir do resíduo da indústria que pudesse, além de ser gostoso, ser um alimento funcional, saudável com alto valor agregado e que ainda traz o benefício ao meio ambiente ao evitar o descarte. O caju reúne essas característica além de ser referência na culinária regional”, frisa Aureliano Miranda. A elaboração da iguaria é assinada também pela professora Quezia Almeida e os alunos Ítalo Vicente, Vitoria Viviane (confeitaria) e Wagner Rogério (panificação). O projeto é coordenado pela Assessora de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN Suzie Alves.

A equipe multidisciplinar, formada por alunos de dois cursos do SENAI, foi selecionada na etapa estadual realizada em junho. O SENAI-RN inscreveu quatro projetos para o nacional, um em cada uma das quatro propostas de tema, chega a final na categoria aproveitamento de resíduos da indústria . “Vencemos o estadual e estamos entre os finalistas da etapa nacional, onde oito projetos, dois por tema foram selecionados. A expectativa é das melhores”, conclui o professor.

As equipes de professores responsáveis, vencedoras do primeiro lugar, passarão por experiência de imersão de uma semana em empresas que atuam com a área correspondente ao desafio e, para os classificados na segunda colocação, um curso na área de inovação e empreendedorismo. Também serão premiados os Departamentos regionais do SENAI e os coordenadores com ações destacadas.

DESAFIO INTEGRADORES

O projeto Desafio Integradores é uma das estratégias de ensino da metodologia Senai de Educação Profissional e incentiva a cultura de inovação e educação empreendedora. A proposta é desenvolver produto ou processo inovador, por meio de diversas estratégias, que devem simular situações típicas do mundo do trabalho. As ideias são analisadas levando-se em conta a viabilidade econômica e aplicabilidade.

Equipes do SENAI de todo o país, formadas por quatro alunos de dois cursos diferentes, concorreram com projeto que apresentam soluções em quatro temas propostos: transformar resíduos industriais em aplicações que gerem valor para a sociedade; ampliar e facilitar a utilização de energia renovável em residências e/ou empresas; melhorar a mobilidade urbana por meio de novas tecnologias e sistemas de informação e comunicação eficientes; e otimizar a utilização da água nos processos de fabricação por meio de soluções econômicas.

O Desafio SENAI de Projetos Integradores pretende estimular todos os professores a utilizá-lo como uma das possibilidades de situação de aprendizagem. Entre os benefícios, estão o desenvolvimento da criatividade, a possibilidade de simular situações reais e a grande chance de criar inovações.
Confira as últimas notícias

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário