26 ABR 2024 | ATUALIZADO 16:33
SAÚDE
CEZAR ALVES
03/09/2019 11:30
Atualizado
03/09/2019 11:31

“Só será atendido no HRTM emergência, urgência e traumas”, diz diretora

O projeto “porta regulada” no HRTM começou neste dia 1º de setembro. Os atendimentos de baixa e médio risco devem ser realizados pelas unidades de saúde dos municípios, conforme explica a diretora geral do HRTM, Herbênia Ferreira.
FOTO: ARQUIVO

Médicos e enfermeiros iniciaram neste dia 1º de setembro o trabalho de regulação de pacientes na porta do Pronto Socorro do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró-RN.

A informação foi confirmada pela diretora geral da unidade, a assistente social Herbênia Ferreira, em entrevista ao jornalista Saulo Vale, da SuperTV, nesta segunda-feira, 2.

Segundo ela, o projeto “porta regulada” já vinha sendo pensado há algum tempo. Primeiro foi necessário fazer um estudo e uma série de reuniões em Mossoró e região.

O objetivo é só atender no HRTM o paciente em emergência, urgência e traumas, como previsto na legislação. Estes pacientes serão classificados de vermelho e amarelo.

Já os pacientes de baixo e médio risco, classificados como azul e verde, serão direcionados para receber atendimentos nas unidades de saúde dos municípios, inclusive os de Mossoró.

Antes de iniciar o projeto “porta regulada”, a diretora Herbênia Ferreira fez um levantamento minucioso de quem está sendo atendido, a doença e o grau de necessidade.

No levantamento se constatou que no período de 1º de janeiro a 24 de julho foram realizados 16 mil atendimentos no HRTM, sendo que 10.800 destes deveriam ter sido realizados nas UPAs e UBS.

Todos os municípios da região mandam para o HRTM, em ambulâncias, pacientes que deveriam receber o tratamento no conforto de sua cidade, porém, Mossoró se destaca.

Dos 10.800 atendimentos de baixa e média complexidade realizados no HRTM, no período de janeiro a 24 de julho, cerca de 7.500 deveriam ter recebido atendimento nas UPAs e UBS.

Outra medida para iniciar o projeto “Porta Regulada”, segundo a diretora Herbênia Ferreira, foi conversar com secretários municipais e diretores de hospitais regionais de cidades vizinhas.

Herbênia destaca que tem um ótimo diálogo com a secretária de Saúde de Mossoró, Saudade Azevedo, o que tem sido importante na melhora do atendimento no HRTM.

“Além de visitar pessoalmente os diretores dos hospitais regionais, também conversei com o diretor do SAMU/Mossoró, Dikson, que gentilmente se prontificou a nos ajudar”, diz Herbênia.

De agora em diante, o paciente de Mossoró deve procurar a UPA e de lá ser regulado pelo médico para o HRTM. O paciente de outras cidades, deve ser também regulado para o HRTM.

Já o paciente que for direto para o HRTM precisando de serviços de baixa e média complexidade, este será atendido, receberá as explicações e aguardará o atendimento.

“A nossa prioridade é o paciente de emergência, urgência e traumas, que é esta a finalidade do HRTM, mas não vamos deixar de atender os demais pacientes”, explica.

“O que estava acontecendo é que havia muitos pacientes de cidades vizinhas procurando o HRTM para fazer raio x, tomografia, entre outros exames, com prescrição de suas cidades. Este tipo de serviço quem deve oferecer é a prefeitura e não o HRTM”, explica Herbenia Ferreira

Expectativa de humanização do atendimento

A perspectiva da diretora Herbênia Fereira é que o “Porta Regulada” vai reduzir de forma significativa o número de pacientes nos corredores do HRTM.

Outra medida já adotada pela direção do HRTM para humanizar o atendimento é fazer transferências do HRTM para os hospitais da região de origem do paciente.

“O cidadão de Ipanguaçu, que está internado no HRTM, com quadro estabilizado, será transferido para o Hospital Regional de Assu, perto da casa dele”, explica Herbênia.

Em Mossoró, Herbênia Ferreira disse que pacientes com quadro de saúde estabilizado, estão sendo transferidos para os leitos vagos no Hospital Rafael Fernandes.

Quanto aos pacientes que precisam de cirurgias eletivas (responsabilidade dos municípios) que estão dentro do HRTM, a diretora disse que está trabalhando junto a Secretaria Estadual de Saúde e os Ortopedistas para realizar estas cirurgias no próprio HRTM.

Nova UTI no HRTM

Quanto a UTI que está sendo instalada no HRTM, a diretora Herbênia Ferreira espera concluir até o final do ano. Explicou que precisa readequar a rede elétrica.

“Os engenheiros da SESAP estiveram no HRTM, avaliaram o quadro, e vão trazer um transformador que estava no Centro de Convenções, em Natal”, diz.

A nova UTI terá 21 leitos, que vão somar aos 9 já existentes. Atualmente estes pacientes estão sendo regulados para os hospitais Wilson Rosado, Maternidade Almeida Castro e Oncologia.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário