O gesseiro Ítalo Israel Firmino da Costa, conhecido por Italo Aleijado, de 26 anos, será julgado na manhã desta segunda-feira, 9, no Fórum Municipal Desembargador Silveira Martins, em Mossoró-RN, da acusação de matado Gleyson Max Dias Barbosa, no dia 19 de agosto de 2012, no bairro Belo Horizonte, em Mossoró-RN.
Para cometer este crime, conforme relata o Ministério Público Estadual na denúncia, Italo contou com a ajuda do amigo Francisco Canindé de Medeiros Silva, motorista de 38 anos, que não está sendo julgado nesta segunda-feira pela sociedade Mossoroense em função deste crime.
Ainda conforme a denúncia, a vítima Gleyson caminhava na rua quando foi abordado por Francisco Canindé e Italo (este de passageiro). Depois de uma breve discussão, Italo o matou com tiros de pistola calibre 380. Fugiram em seguida numa motocicleta Pop, pilotada por Francisco Canindé.
O motivo do crime teria sido ciúmes. Gleyson teria um namoro com Edilene Costa Marques, que seria companheira de Francisco Canindé. Ou seja, o réu que está sendo julgado hoje por um crime que ele cometeu para ajudar o amigo a se livrar do amante da mulher.
O julgamento está previsto de começar de 8h30 e deve ser concluído antes de meio dia. Os trabalhos serão presididos pelo juiz Vagnos Kelly Figueiredo de Medeiros. A denúncia será exposta aos jurados pelo promotor de Justiça Armando Lúcio Ribeiro e a defesa do réu será feita pelo advogado Francisco Simone.