25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
POLÍCIA
COM INFORMAÇÕES DE IRLEIDE NOTÍCIAS
12/09/2019 15:47
Atualizado
12/09/2019 15:47

Pistoleiro condenado a 167 anos será julgado por mais um crime, em Fortaleza

Cássio Santana de Sousa é temido no Vale do Jaguaribe por ser o autor de um diversos assassinatos na região, sendo a maioria “crimes de aluguel”. O novo julgamento será realizado no dia 25 de setembro.
FOTO: REPRODUÇÃO

Está marcado para acontecer no próximo dia 25, em Fortaleza, o julgamento do pistoleiro cearense Cássio Santana de Sousa, temido no Vale do Jaguaribe por ser o autor de um diversos assassinatos na região, sendo a maioria “crimes de aluguel”.

Cássio já está preso e condenado a 167 anos de reclusão. Desta vez, será julgado pela morte de um vigilante na cidade de Tabuleiro do Norte. Para o Ministério Público, o crime teve conotação política.

O CRIME

De acordo com o MP, na manhã de 8 de abril de 2003, o vigilante Osias dos Reis Marinho estava em uma churrascaria, na entrada da cidade de Tabuleiro do Norte, acompanhado da esposa, quando os pistoleiros apareceram.

Cássio e seu comparsa de crimes, o também pistoleiro José Roberto dos Santos Nogueira, o “Chico Orelha” (já morto), entraram na churrascaria e anunciaram um falso assalto. Colocaram a vítima de joelhos e a mataram com vários tiros na cabeça.

Nas investigações, o Ministério Público apontou que o crime foi “de encomenda”, tendo como mandante o então secretário municipal, Sílvio Roberto Guerreiro Freire, um dos fortes aliados políticos do então prefeito daquele Município, Maiard de Andrade.

O vigilante foi morto a mando de Silvio Guerreiro por ter divergências políticas com o prefeito e, além disso, ter conhecimento de supostos crimes eleitorais praticados pelo gestor.

Ozias trocou de partido e se tornou um opositor do prefeito, ameaçava contar tudo o que sabia sobre Maiard e seus correligionários. Silvio Guerreiro então contratou os pistoleiros e o crime aconteceu dias após os matadores terem sido pagos pelo “serviço”.

Por razões de segurança, o processo sobre o crime foi desaforado (transferido de fórum) do Tabuleiro do Norte para Fortaleza. A Justiça marcou para o próximo dia 25 o julgamento do réu, que acontecerá no Fórum Clóvis Beviláqua com vigilância redobrada.

Outros crimes

Cássio Santana responde a outros crimes, entre eles, o que teve como vítima, o radialista Nicanor Linhares, morto a tiros no dia 30 de junho de 2003, na rádio onde apresentava um programa policial e político.

De acordo com as investigações, Nicanor foi morto em Limoeiro do Norte também por razões políticas. Por este crime, Cássio foi condenado a 23 anos de prisão.

Outro crime atribuído a Cássio Santana e seu comparsa “Chico Orelha” foi uma chacina em Limoeiro do Norte, ocorrida três meses após o assassinato do radialista, na noite de 18 de setembro de 2003.

Sete pessoas foram assassinadas naquela cidade. Por este crime, Cássio recebeu uma pena de 144 anos de cadeia.

O bandido “Chico Orelha” acabou morto num confronto com a Polícia Militar no interior do Rio Grande do Norte.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário