19 MAI 2024 | ATUALIZADO 07:00
MOSSORÓ
ANNA PAULA BRITO, COM INFORMAÇÕES DO TUDO EM DIA
24/09/2019 11:59
Atualizado
24/09/2019 15:52

Banco de Leite Humano de Mossoró está com estoque zerado

Edilene Torquato, Coordenadora de Aleitamento Materno, fez uma apelo para que as mães que possuem uma boa produção de leite, façam a doação do excedente. O leite estocado, que está em falta no momento, é utilizado para atender a demanda de bebês que estão internados nas UTIs dos hospitais da cidade.
Banco de Leite Humano de Mossoró está com estoque zerado e coordenadora de Aleitamento Materno faz apelo para que as mães que possuem uma boa produção de leite, façam a doação do excedente.
FOTO: REPRODUÇÃO

A assistente social Edilene Torquato, Coordenadora de Aleitamento Materno do Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC), informou que o Banco de Leite de Mossoró está com estoque zerado.

Nesta segunda-feira (23) Edilene fez um apelo para que as mães que estão amamentando e possuem uma boa produção de leite, façam a extração desse leite excedente e doem para o banco.

O leite estocado no Banco de Leite Humano de Mossoró, que está em falta no momento, é utilizado para atender a demanda de bebês que estão internados nas UTIs dos hospitais da cidade.

“O banco de leite está com o estoque zero, as maternidades com os serviços de neonatologia lotados e nós não temos o que fazer, infelizmente, a não ser apelar pra você, mãe, que está na sua casa, amamentando seu filho, no ajude doando seu excedente, pois você estará salvando vidas, com certeza”, disse Edilene.

Atualmente, o banco já contabiliza um total de 700 litros de leite por ano, que são doados espontaneamente, principalmente por mães que estão com bebê internados na maternidade.

Contudo, diante do número de bebês internados, a necessidade pelo leite fica em torno de 1000 litros por ano, o que gera um déficit anual de 300 litros.

As mães interessadas em fazer a doação pode ser dirigir até o Hospital Maternidade Almeida Castro ou até o Banco de Leite, que fica vizinho a maternidade, e fazer a doação.

Já as pessoas que não tiverem a disponibilidade de ir até os locais mencionados, podem entrar em contato com Edilene, pelo celular (84) 98723-3818, pois o Banco disponibilizado um carro para fazer o recolhimento do leite, toda sexta-feira, na casa da doadora.

Ao entrar em contato com a assistente social ela vai explicar como a mãe deve proceder para fazer a retirada e o armazenamento do leite com segurança.

NECESSIDADE

Atualmente, a Maternidade Almeida Castro possui 17 leitos de UTI Neonatal, 15 leitos no berçários e 18 na unidade conhecida como berçário canguru, que é onde os bebê são internados até ganharem o peso adequado.

Todos os leitos citados estão ocupados no momento e necessitando do leite que é obtido a partir do Banco de Leite.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário