A Prefeitura de Governador Dix-Sept Rosado, na região Oeste potiguar, oficializou a regulamentação dos transportes alternativos que trabalhavam de forma clandestina como taxistas. Segue o bom exemplo do município de Caraúbas e de outras cidades da região, que já trabalham de forma legalizadas, como Baraúna, Tibau e Areia Branca.
A partir da medida do prefeito Francisco José Junior para melhorar o trânsito no Centro de Mossoró, os prefeitos e os taxistas estão procurando trabalhar dentro da legalidade e respeitando as medidas adotadas para fluir o trânsito em Mossoró.
A novidade já tinha sido noticiada pelo prefeito da cidade, Anax Vale, quando sinalizou que pretendia agilizar a regulamentação dos taxistas em sua cidade, no mês passado.
Antes, o prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira, já tinha também anunciado que iria legalizar os taxis clandestinos para trabalhar de forma regularizadas e poder circular fazer o transporte de pessoas nas rodovias do RN.
Em Governador, após reunião com a categoria, Anax assinou as autorizações da doação de placas vermelhas para os veículos que trabalhavam na "clandestinidade", fazendo o transporte de pessoas para a cidade de Mossoró com placas cinzas.
Em Caraúbas, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos de Caraúbas, Wagner Azevedo, disse em vídeo publicado nas redes sociais que já está em debate a regulamentação deste serviço em seu município.
“Essa medida de Mossoró nos trouxe um bem muito grande, e agora vamos regulamentar toda a classe de taxistas da nossa cidade, o que trará benefícios para todos nós”, destacou.
A regulamentação dos alternativos está sendo discutida, em várias cidades da região Oeste, após iniciativa da Prefeitura de Mossoró, que pretende organizar o trânsito dos táxis intermunicipais na cidade.
Em documento aprovado pelos próprios taxistas, eles podem entrar na cidade a qualquer hora para deixar seus passageiros, pegar encomenda ou realizar atividades pessoais em qualquer parte.
Entretanto, o embarque de passageiros só pode ser feito em quatro pontos fixos, escolhidos por eles mesmos. Os taxistas que forem pegos infringindo o acordo ou que estejam irregulares, com placas cinzas por exemplo, serão multados.
A medida está em vigor desde o dia 20 de agosto.
A legalização do serviço de taxi nestas cidades representa garantia do Estado de mais segurança para os passageiros que estão sendo transportados. É que o taxi tem que seguir regras de qualidade do veículo e o motorista deve ter certidões negativas emitidas de nada consta na Policia e no Poder Judiciário.