25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:29
MOSSORÓ
DA REDAÇÃO, COM INFORMAÇÕES DA SUPER TV
01/10/2019 17:47
Atualizado
02/10/2019 08:31

Maternidade Almeida Castro promove curso de Doula visando redução de partos cesáreos

O Curso de Doulas tem como meta divulgar a figura da doula e sua importância no acompanhamento da mulher, além de reduzir a quantidade de partos cesarianas e aumenta o número de partos normais e humanizados.
FOTO: REPRODUÇÃO/SUPER TV

Você já deve ter ouvido falar em uma Doula, mas você sabe a importância dessa profissional no momento do parto?

O Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC) promoveu um curso voltado para a formação dessas profissionais, com o objetivo de reduzir a quantidade de partos cesáreos e aumentar o número de partos normais e humanizados.

A doula é uma profissional que pode ser contratada para ajudar a futura mamãe. Ela é treinada com técnicas que podem ajudar a facilitar a dor e o desconforto do parto, como por exemplo sugerir uma nova posição, oferecer uma massagem ou lhe conduzir por uma técnica especial de relaxamento, como respiração controlada.

De acordo com a pesquisadora Lorrainy Solano, do HMAC, curso de doulas faz parte de uma série de metas que o hospital está realizando para qualificar o modelo assistencial.

Segundo ela, alguns indicadores, como é o caso do parto cesáreo, estão muito acima do ideal e o objetivo do curso foi justamente reduzir esses números.

“Em 2018 nossa taxa de partos de parto por cesariana ficou em 76%, muito acima da média, então o curso de doulas é um dos elementos que nós estamos trazendo para qualificar esse modelo assistencial e impactar nos indicadores, como por exemplo esse de cesariana, diminuindo esses partos e aumentando o parto normal, o parto humanizado”, explicou.

O curso é uma parceria com a Casa Moara e duas clínicas de enfermagem da cidade. Este é o primeiro curso a ser realizado em Mossoró e região, tendo o HMAC tomado a iniciativa de promovê-lo devido a grande necessidade do serviço da doula na cidade e em municípios vizinhos.

“A figura da doula é importantíssima. Esse é o primeiro curso de Mossoró e região. Veja só, essa política antiguissima e só agora em 2019 que Mossoró consegue. A maioria das mulheres que são doulas na cidade, fizeram o curso em Natal ou em Fortaleza, então a gente trouxe essa possibilidade para garantir a região acesso fácil a essa formação”, disse Lorrainy.

A enfermeira Obstetra, Clarissa de Leon, explicou um pouco sobre as funções da doula no momento do parto.

“Durante do trabalho de parto a doula é uma acompanhante treinada. Ela não supre o acompanhante em sim, aquele familiar que vai tá com a mulher, então ela vem com um treinamento pra estar ao lado dessa mulher. Ela vai dar apoio emocional, ela vai estimular essa mulher para um parto ativo, pra fazer exercícios, movimentações, pra ajudar o bebê a nascer e fazer esse parto evoluir com mais tranquilidade”, explicou.

Contudo, Clarissa lembra que a doula não substitui a equipe médica, mas ela é fundamental para dar apoio emocional a mulher, entendendo suas necessidade e, com isso, reduzindo, inclusive, a duração do parto normal.

“A doula não faz nenhum procedimento técnico, o trabalho da doula é apoiar essa mulher, é segurar na mão, indicar exercícios, ajudar a mulher a respirar durante esse processo, durante a gestão também trazer informações, é dar esse suporte para a mulher seguir essa jornada, mas não faz nenhum procedimento além disso.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário