17 MAI 2024 | ATUALIZADO 18:16
MOSSORÓ
23/10/2019 17:09
Atualizado
24/10/2019 07:27

15 artistas vão apresentar poesias de resistência no Lauro Monte Filho

Slam RN reúne 15 poetas de três cidades para decidir representante estadual no Slam BR, o Campeonato Brasileiro de Poesia Falada em São Paulo; assista vídeos.
Slam RN reúne 15 poetas de três cidades para decidir representante estadual no Slam BR, o Campeonato Brasileiro de Poesia Falada em São Paulo; assista vídeos.
FOTO: DIVULGAÇÃO

A primeira edição do Slam RN, o Campeonato Estadual de Poesia Falada, já está com tudo pronto. 15 poetas de três cidades se preparam para visitar Mossoró, conhecida como Terra da Resistência, justamente para apresentar poesias de resistência.

A final estadual do Slam será um momento de partilha de saberes e de compartilhar resistências entre esses jovens.

Essa celebração poética está marcada para acontecer às 16h do próximo domingo (27), no Teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró. Além da final, haverá shows de rap e oportunidade para novos talentos, com microfone aberto.

Em meio aos retrocessos de direitos vivenciados recentemente no Brasil, esses jovens encontram na poesia de intervenção social uma forma de questionar os cortes de verbas para cultura e educação, ao mesmo tempo que apresentam empoderamento ao expressar as indignações típicas da juventude.

A maioria dos participantes estuda em instituições públicas de ensino e residem em periferias de Currais Novos, Mossoró e Natal.

“Eles e elas acreditam na força da palavra criativa, como forma de reverter o quadro social e convencer mais pessoas em prol de mudanças sociopolíticas”, explicou um dos organizado do evento, o jornalista Carlos Guerra Júnior..

O slam acontece em Mossoró desde o final de 2017. A primeira temporada foi finalizada em 2018 e Lucas Rafael foi o campeão, ganhando vaga direta para representar o Rio Grande do Norte em São Paulo.

Ele conseguiu excelentes notas no Campeonato Brasileiro e quer tentar uma nova vaga na competição nacional. Por isso, se prepara para apresentar mais poesias de intervenção no domingo, com relatos sociohistóricos da situação brasileira.



O evento do próximo domingo é o primeiro evento de slam que reúne mais de uma cidade. Assim, os artistas se preparam para fazer desse momento, uma celebração, como diz o poeta Caboco, ao afirmar “espero a expansão e fortalecimento entre as culturas e que possa agregar e beneficiar a toda população envolvida direta e indiretamente”.



O Slam RN irá reunir artistas do Seridó e Litoral Potiguar, além do Oeste. Assim, é esperada uma variedade de perspectivas, incluindo artistas habituados ao rap ou a ritmos locais, como o repente.

Um dos representantes de Natal, o jovem Bagdá é um caso de artista habituado com o rap, mesclando a técnica do improviso, com letras formuladas previamente.



Um dos representantes de Mossoró, Vitto mescla referências da cultura local, com nacionais e internacionais. Ele ainda mistura relatos pessoais com coletivos, buscando tocar as pessoas em prol da resistência, como faz na poesia “Por Cada”.



Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário