29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ESTADO
COM INFORMAÇÕES DO G1
12/12/2019 18:47
Atualizado
12/12/2019 18:49

133 municípios do RN estão em situação de emergência em decorrência da seca

O número de municípios foi reconhecido pela união e oficializado no Diário Oficial da União (DOU) da terça-feira. Dos 48 reservatórios monitorados pelo Igarn, seis estão completamente vazios, segundo o relatório de situação volumétrica de reservatórios do Governo do RN.
133 municípios do RN estão em situação de emergência em decorrência da seca. O número foi reconhecido pela união e oficializado no DOU da terça-feira. Dos 48 reservatórios monitorados pelo Igarn, seis estão completamente vazios, segundo o relatório de situação volumétrica de reservatórios do Governo do RN.
FOTO: ANDERSON BARBOSA/G1

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional, reconheceu que 133 municípios do Rio Grande do Norte estão em situação de emergência em decorrência da seca no estado. O número representa 79% dos municípios potiguares.

O reconhecimento foi oficializado no Diário Oficial da União (DOU) da terça-feira (10). A publicação também listou os 133 municípios do RN que estão em situação de emergência.

Dos 48 reservatórios monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), seis estão completamente vazios segundo o relatório de situação volumétrica de reservatórios do Governo do RN. Outros sete estão com volume abaixo de 5% da capacidade.

Entre os reservatórios secos, o maior é o de Trairi, que fica em Tangará, a 90 km de Natal, com capacidade é de 35,2 milhões de metros cúbicos de água, segundo a Secretaria.

O maior reservatório do estado é o Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, no Oeste do estado. Com capacidade para 2,3 bilhões de metros cúbicos, a barragem tem 25,12% do nível de água segundo o relatório do Executivo local.

De acordo com uma previsão de probabilidade de precipitação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apenas a faixa litorânea do Rio Grande do Norte tem possibilidade de chuvas acima da média nos meses de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020. No restante do estado, a expectativa é de que chova menos do que o normal no mesmo período.

No trimestre de setembro a novembro de 2019, apenas a faixa litorânea apresentou chuvas em quantidades consideradas normais, segundo o Inmet. No interior, o clima foi variou em seco, muito seco e extremamente seco conforme o nível de pluviosidade observado pelo Instituto.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário