26 ABR 2024 | ATUALIZADO 20:04
NACIONAL
31/03/2020 12:00
Atualizado
31/03/2020 12:00

“É essencial mitigar os efeitos econômicos e sociais desta crise”

O Senador Jean Paul Prates propôs um projeto, que será apreciado nesta terça-feira (31), para garantir um seguro desemprego, no valor de um salário mínimo, aos microempreendedores. Segundo o senador, a medida visa reduzir os efeitos da crise do coronavírus no Brasil.
FOTO: REPRODUÇÃO

Os microempreendedores individuais deverão receber o seguro desemprego enquanto durarem as medidas de isolamento social necessárias à contenção da pandemia do coronavírus.

É o que determina o projeto do senador Jean Paul Prates que será apreciado nesta terça-feira (31), a partir das 16h, quando o Plenário do Senado vai votar um grupo de propostas para auxiliar o Brasil no enfrentamento à Covid-19.

A proposta assegura ao microempreendedor individual (MEI) o pagamento de um benefício equivalente ao seguro desemprego. O benefício, no valor de um salário mínimo, será pago aos microempreendedores que não obtiverem faturamento durante a pandemia.

Jean Paul lembra que a redução de circulação de pessoas nos espaços públicos para conter a contaminação terá impactos muito mais fortes sobre os microempreendedores, um contingente de 9,4 milhões de pessoas.

“É essencial mitigar os efeitos econômicos e sociais desta crise”, explicou o senador. “Os microempreendedores individuais têm direitos como auxílio-maternidade, o afastamento remunerado por motivo de saúde e a aposentadoria. No entanto, não há previsão de que os microempreendedores individuais sejam elegíveis ao seguro desemprego”, completou.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário