27 NOV 2024 | ATUALIZADO 18:53
SAÚDE
ANNA PAULA BRITO
16/04/2020 15:02
Atualizado
16/04/2020 15:24

Ministério da Saúde inicia segunda fase de vacinação contra a influenza

Nesta segunda fase, que segue até o dia 8 de maio, devem se vacinar para professores, forças de segurança e salvamento, indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a além dos indígenas, caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e portuários; saiba mais.
FOTO: REPRODUÇÃO

Teve início nesta quinta-feira (16) a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1. A vacinação deve ocorrer até o dia 22 de maio, em todas as Unidades Básicas de Saúde de Mossoró.

A campanha teve início no dia 23 de março, com a vacinação dos primeiros grupos prioritários, que são idosos de 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.

Nesta segunda fase, que segue até o dia 8 de maio, devem se vacinar para professores, forças de segurança e salvamento, indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais,a além dos indígenas.

Também foram incluídos nesta segunda etapa Caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e portuários. Estas categoria foram incluídas devido ao serviços prestado por eles durante a pandemia do coronavírus.

O ministro da saúde lembra que a vacina da gripe não evita o coronavírus, mas ao impedir o ataque do influenza, a injeção evita uma eventual infecção dupla de gripe e Sars-CoV-2, o que sobrecarregaria o sistema respiratório do paciente.

CONFIRA AS NOVAS ETAPAS DA VACINAÇÃO

Segunda fase - a partir de 16 de abril: para professores, forças de segurança e salvamento, indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Terceira fase - a partir de 09 de maio, para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, indivíduos de 55 a 59 anos, população privada da liberdade e funcionários do sistema prisional.

As pessoas que que estiverem dentro desta especificação devem procurar um posto de saúde para receber a vacina trivalente, que protege contra os tipos de Influenza A (H1N1 E H3N2) e Influenza B.

Os idosos e profissionais de saúde que não conseguiram receber a dose da vacina na primeira etapa, também ainda podem procurar um posto de saúde para garantir a imunização.

Para receber a dose da vacina é necessário apresentar cartão de vacina, cartão SUS ou documento com foto. Professores têm que levar declaração da escola; doentes crônicos e outras condições clínicas especiais devem apresentar prescrição médica com indicação para a vacina; forças de segurança e salvamento também precisam mostrar documento que comprove atuação profissional.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário