02 MAI 2024 | ATUALIZADO 15:34
ESTADO
25/05/2020 15:55
Atualizado
25/05/2020 15:56

Ministério da Saúde envia 80 respiradores para o Rio Grande do Norte

40 destes foram enviados pelo Governo Federal direto à Prefeitura de Natal; Outros 40 respiradores, totalizando os 80 solicitados pela Sesap, deverão ser entregues ainda esta semana; Os equipamentos servirão para que o Governo do RN possa dar continuidade à expansão de leitos públicos de saúde.
FOTO: DIVULGAÇÃO

O Rio Grande do Norte recebeu neste domingo (24) 80 respiradores para atender aos pacientes com complicações causadas pelo novo coronavírus.

A entrega é resultado da articulação da governadora Fátima Bezerra junto ao Ministério da Saúde, bem como com o ministro-chefe da Secretaria de Governo Federal, Luiz Eduardo Ramos.

Destes, 40 foram destinados pelo Governo Federal a Prefeitura de Natal. Dos outros 40 respiradores, 20 serão imediatamente instalados em unidades de saúde de acordo com as demandas regionais, da seguinte maneira:

04 para o Hospital João Machado, em Natal, que terá 20 UTIs e 40 leitos de enfermaria com respiradores;

06 para o Hospital da Liga Norte-rio-grandense contra o Câncer, em Natal, somando-se aos 14 instalados neste final de semana e que irão completar as 20 UTIs;

05 para a cidade de Mossoró;

05 para o Hospital Regional de Caicó, na região Seridó

“Estamos lutando diariamente para abrir novos leitos e equipar o sistema de saúde e garantir um atendimento de qualidade e ágil para toda a população potiguar”, disse a governadora.

Os equipamentos servirão para que o Governo do RN possa dar continuidade à expansão de leitos públicos de saúde.

Os respiradores, transportados em um caminhão, foram escoltados pela Polícia Rodoviária Federal, de Recife/PE a Natal.

A operação contou com o apoio de equipes da PRF dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, que se revezaram na segurança da carga, nas divisas dos respectivos estados.


NOVA REMESSA

Outros 40 respiradores, totalizando os 80 solicitados pela Sesap, deverão ser entregues ainda esta semana, como prometeu o general Ramos.

"Com a entrega destes equipamentos teremos uma maior disponibilidade de leitos críticos, mas é preciso pessoal. Um novo edital para contratação de pessoal está sendo lançado nas próximas horas", afirmou Petrônio Spinelli, secretário adjunto de saúde.

Ele lembrou também que já foram criados um total de 285 leitos, mas a alta taxa de ocupação faz com que o cenário ainda seja extremamente preocupante.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário