26 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:29
MOSSORÓ
ANNA PAULA BRITO E CEZAR ALVES
19/01/2021 18:55
Atualizado
19/01/2021 19:06

“É minha primeira luta para matar esse coronavírus que matou meu irmão”

A frase é Raimunda Clezia Cavalcante, enfermeira há 30 anos e primeira pessoa imunizada contra a Covid-19 na cidade de Mossoró. O irmão dela, o médico Raimundo Clodovil Cavalcante da Silva, morreu no dia 6 de agosto de 2020, vítima da doença. A vacinação simbólica no município aconteceu na noite desta terça-feira (19), no auditório do Centro Administrativo Alcides Belo.
FOTO: CEZAR ALVES

“É minha primeira luta para matar esse coronavírus que matou meu irmão”, disse a enfermeira Raimunda Clezia Cavalcante, primeira pessoa a ser imunizada contra a Covid-19 em Mossoró.

 O ato simbólico de aplicação da vacina e abertura da Campanha de vacinação contra a doença no município aconteceu na noite desta terça-feira (19), no auditório do Centro Administrativo Alcides Belo.

Raimunda Clezia é enfermeira há 30 anos e atua na linha de frente da pandemia. O irmão ao qual ela se refere é o médico Raimundo Clodovil Cavalcante da Silva, que morreu no dia 6 de agosto de 2020, vítima da doença.

Veja mais: “Era aquela pessoa de riso solto”, diz amiga sobre Clodovil Cavalcante

Ao ser questionada sobre como se sentia em ser a primeira pessoa a ser vacinada em Mossoró, Raimunda disse estar muito feliz e agradecida, em nome de todos os profissionais de saúde.

“Pra mim esse momento é super importante. Primeiro eu quero agradecer a Deus, porque eu e meu irmão trabalhávamos na linha de frente e esperávamos que esse dia acontecesse. Quem conheceu meu irmão enquanto médico, Clodovil, eu tenho certeza que ele está ao lado do médico dos médicos e que ele ajudou a materializar esse dia, principalmente em Mossoró”, disse.

Ela lembrou a importância da vacinação e fez um apelo para que as pessoas não tenham medo da vacina e para que, mesmo após vacinada, continuem se cuidando.

“Com certeza esse dia vai ser histórico, porque não existe tratamento, só existe tratamento paliativo, então que a população contribua, porque muitas vidas já foram embora, agora é a hora da população se unir a nós profissionais de saúde”, disse para completar: “Eu não vou ficar imune hoje, e nem daqui a 28 dias, eu ainda tenho muito tempo pela frente e vou continuar usando máscara, lavando as mãos e me cuidando”.

INÍCIO DA VACINAÇÃO

A Secretária de Saúde, Morgana Dantas, explicou que a partir de amanhã a vacinação já começa oficialmente, nas unidades de saúde da cidade e também nas instituições de permanência de idosos.

Entre os locais citados pela secretária estão o Hospital Regional Tarcísio Maia, o Hospital de Campanha São Luiz, a UPA do BH e o abrigo Amantino Câmara, dentre outras unidades.

Morgana acredita que até o final da semana todos profissionais de saúde e os idoso institucionalizados já estarão devidamente imunizados.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário