25 ABR 2024 | ATUALIZADO 09:49
MOSSORÓ
26/02/2021 08:50
Atualizado
26/02/2021 08:50

Mais 10 novos leitos de UTI Covid serão abertos até 5 de março no HCSL

A abertura dos leitos é fruto de mais uma parceria entre a prefeitura de Mossoró, o Governo do RN, o MPRN e a Apamim, responsável pela administração do hospital. A Secretária Municipal de Saúde, Morgana Dantas, lembra que é preciso ir além da abertura de leitos. “Temos que manter as medidas de prevenção ao novo coronavírus, como usar álcool 70%, lavar as mãos, usar máscaras e evitar aglomerações”.
FOTO: ARQUIVO

A Prefeitura de Mossoró confirmou apoio para funcionamento de mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital São Luiz.

A abertura dos leitos é fruto de mais uma parceria entre o Governo do Estado, o município, o MPRN e a Apamim, responsável pela administração do hospital. Os novos leitos começarão a funcionar até o próximo dia 5 de março.

Esta semana, Mossoró começou a receber pacientes graves de Covid-19, transferidos da região metropolitana de Natal.

Segundo o prefeito Alysson Bezerra, a medida é importante no momento em que a cidade começa a dar suporte à rede assistencial da capital. Também prepara o município para eventual necessidade futura.

“Mossoró atende a um grande número de pacientes que, somados aos dos municípios oestanos e os dos estados vizinhos, chega a mais de um milhão de pessoas”, ressalta.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, atualmente, o hospital de campanha São Luiz conta com 40 leitos críticos de UTI. “Esse número subirá para 50 até o dia 5 de março e esperamos que estes leitos ajudem à população”, diz.

No entanto, segundo ela, é preciso ir além da abertura de leitos. “Temos que manter as medidas de prevenção ao novo coronavírus, como usar álcool 70%, lavar as mãos, usar máscaras e evitar aglomerações”, reforça a secretária de Saúde, Morgana Dantas.

LOTAÇÃO NA REGIÃO DE NATAL OBRIGA TRANSFERÊNCIAS

Desde que a ocupação de leitos críticos de UTI na região metropolitana de Natal ultrapassou a marca dos 80%, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) iniciou, nesta semana, transferências de pacientes para Mossoró e Caicó.

Na quarta-feira (24), dois pacientes com Covid-19 foram transferidos de avião para o Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros. O Hospital é referência em atendimento Covid-19 na Região do Alto Oeste. A unidade dispõe hoje de 31 leitos, sendo 13 de UTI, 15 clínicos e 3 de estabilização.

Trata-se da terceira transferência feita pela SESAP, que já vinha destinando pacientes de Parnamirim e João Câmara para os hospitais Rafael Fernandes e São Luiz, situados em Mossoró.

OCUPAÇÃO DE LEITOS

Em Mossoró, até esta quinta-feira (25), 84 pacientes estavam internados em leitos clínicos e leitos críticos, sendo 70 no serviço público e 14 no serviço privado. Deste total, 53 ocupam leitos de UTI em ambos os serviços.

Portanto, no serviço público, a taxa de ocupação de leitos críticos situa-se na faixa de 65,2%. No setor privado, é de 53,3%.

Segundo a SESAP, em toda a região oeste do estado, o percentual de ocupação dos leitos de UTI chega hoje a 83,3%.

COVID-19 EM MOSSORÓ

Casos confirmados: 13.893

Casos suspeitos: 5.277

Casos descartados: 31.832

Óbitos confirmados: 295


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário