26 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:29
ECONOMIA
29/07/2021 17:19
Atualizado
29/07/2021 17:19

‘O Brasil apresenta uma grande potência para gerar energia em águas marítimas’, diz Jean

O senador falou sobre os novos horizontes da energia eólica no principal evento político e econômico do setor. Segundo ele, “hoje, o Rio Grande do Norte e o Ceará são os estados que possuem as melhores áreas de costa marítima para a geração de energia no mar. No Brasil, esse mercado certamente será o mais atrativo e competitivo em todo o mundo nos próximos 5 ou 10 anos.
FOTO: CEDIDA

As projeções políticas e regulatórias para o setor eólico nacional foram destaques apontados pelo Senador Jean (PT-RN) durante sua participação no Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos, realizado nesta quinta-feira (29).

De acordo com o parlamentar, o Brasil consolidou a chegada da indústria dos ventos em terra e agora apresenta uma grande potência para gerar energia em águas marítimas.

Jean Paul é autor do Projeto de Lei que cria o marco regulatório para geração de energia offshore. Para o senador, que é especialista em energia, o mercado de energia offshore pode trazer mais atratividade e competitividade ao país nos próximos anos, devido às condições favoráveis de clima e ambiente operacional de baixo custo.

“Hoje, o Rio Grande do Norte e o Ceará são os estados que possuem as melhores áreas de costa marítima para a geração de energia no mar. No Brasil, esse mercado certamente será o mais atrativo e competitivo em todo o mundo nos próximos 5 ou 10 anos ”, frisou Jean.

O texto da lei também incorpora a regulamentação de tecnologias abrangentes como a maremotriz (por meio das marés e ondas marítimas) e fotovoltaica (usinas solares flutuantes).

LEGADO

Em 2007, quando o Senador Jean foi Secretário de Energia do Rio Grande do Norte na gestão do governo Wilma de Faria, poucos acreditavam no potencial desse tipo de energia no país.

Ele articulou o planejamento energético do estado como forma de criar um ambiente favorável para implantação das primeiras usinas eólicas em solo potiguar.

Atualmente, o RN é líder nacional em geração eólica, acumulando mais de R$ 15 bilhões em investimentos e 5GW de potência instalada.

A energia produzida pelas eólicas em território potiguar é capaz de abastecer todo o estado e ainda com sobra.

“Se não existisse eólicas, o Brasil enfrentaria uma crise energética de proporções gigantescas. Viveríamos em constante risco de apagão de energia, além do peso de tarifas muito mais caras”, destacou Jean.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário