19 MAI 2024 | ATUALIZADO 07:00
POLÍTICA
Da redação
16/11/2015 15:32
Atualizado
14/12/2018 03:55

Prefeitura instala usinas para gerar e distribuir oxigênio nas UPAs

As usinas geradoras de oxigênio captam o ar da atmosfera, realiza a destilação fracionada do ar e esse processo que garante pureza de 95% a 97%.
Gildo Bento / ASCOM

A Prefeitura Municipal de Mossoró iniciou a instalação de novas usinas geradoras de oxigênio que vai garantir a distibuição contínua do gás à população. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está implantando as novas usinas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Belo Horizonte. Os equipamentos garantirão um sistema mais moderno, ágil e com geração de oxigênio, além de reduzir custos do Município com reposição do gás.

As usinas geradoras de oxigênio captam o ar da atmosfera, realiza a destilação fracionada do ar e esse processo garante um grau de pureza entre 95% a 97%.

De acordo com a gerente executiva da Atenção Especializada, Hallyda Moura, a escolha da UPA para receber os novos equipamentos se deu em virtude do espaço físico da unidade, que favoreceu a implantação dos cilindros. “Nós realizamos um estudo e a UPA do BH foi identificada como melhor espaço físico para receber as usinas, que deverão entrar em funcionamento até o fim deste mês”, declara.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, o novo modelo de distribuição do gás garantirá uma economia de 30% no custeio de oxigênio. “Atualmente, precisamos repor oxigênio nos cilindros com frequência. Com as novas usinas, essa medida não será necessária, porque o fornecimento é contínuo. É um sistema que modernizará o atendimento na UPA”, justifica.

Pacientes já receberam concentradores em domicílio
A Secretaria Municipal de Saúde concluiu este mês a distribuição gratuita dos novos concentradores de oxigênio. A entrega foi feita por meio da Gerência de Atenção Especializada e beneficiou todos os pacientes que precisavam se deslocar até a sede da Secretaria para reabastecer de oxigênio os antigos cilindros. “Os equipamentos eram de difícil locomoção e tinham que ser repostos num intervalo curto de tempo. Os novos concentradores geram oxigênio através da energia e são mais modernos”, justifica.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário