29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
MOSSORÓ
CARLA ALBUQUERQUE
10/10/2022 17:34
Atualizado
10/10/2022 17:34

Chuva do Caju, diz José Espínola, pesquisador da UFERSA

De acordo com o professor e pesquisador da Ufersa, José Espínola, a chuva da tarde de hoje não é normal para essa época do ano, já que outubro é considerado o mês mais seco na região. O professor disse que a chuva de hoje é o que os agricultores chamam de a chuva do caju. Na estação meteorológica da Ufersa, foi registrado 5,6mm de chuva. A chuva também molhou outras cidades da região como Governador Dix Sept Rosado, Serra do Mel, Barauna, Patu, Caraúbas e Angicos.

Há alguns dias sem chover, Mossoró registrou na tarde desta segunda-feira (10), chuva intensa em praticamente todas as regiões entre 10 a 15 minutos.

De acordo com o professor e pesquisador da Ufersa, José Espínola, a chuva da tarde de hoje não é normal para essa época do ano, já que outubro é considerado o mês mais seco na região. O professor disse que a chuva de hoje é o que os agricultores chamam de a chuva do caju.

“Outubro é considerado o mês mais seco em nossa região. Como tem feito muito calor nos últimos dias, formam-se instabilidades que trazem umidade do litoral a 40 km provocando essas chuvas de pequena intensidade que os agricultores chamam de chuvas do caju. Amanhã deve voltar ao normal para a época”, afirmou Espínola.

Na estação meteorológica da Ufersa, foi registrado 5,6mm de chuva. A chuva também molhou outras cidades da região como Governador Dix Sept Rosado, Serra do Mel, Barauna, Patu, Caraúbas e Angicos.

O Professor ressalta que apesar de não ser normal para a época, Mossoró registrou nos últimos 100 anos fortes chuvas nesse período. Em 1919 foi registrado 28,3mm de chuvas em outubro, em 1984 20,4mm e mais recentemente em 2010, 15mm.

“Temos dias com muita radiação solar chegando aqui na superfície, dias muito quentes com a passagem do equinócio local acontecendo nesses primeiros dias de outubro, em que os raios solares estão incidindo mais perpendicularmente sobre a região, então esse aquecimento provoca essas instabilidades tropicais”, explica.

Para a alegria dos mossoroenses, a chuva chegou como alivio para o calor que vem sendo registrado nos últimos dias.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário