28 SET 2024 | ATUALIZADO 08:43
ESTADO
26/10/2022 17:20
Atualizado
26/10/2022 17:30

“Erro de digitação”, diz prefeito de Antônio Martins sobre 863 mil exames registrados em fevereiro

Por meio de nota, a secretaria de saúde do município alega que no mês de fevereiro de 2022 foram realizados apenas 363 exames de glicemia capilar, ao invés de 863 mil digitados e informados erroneamente, através do Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS), “caracterizando, portanto, um erro de digitação, longe de se tratar de malversação de dinheiro público”, diz a nota. O caso, bem como de outros municípios do RN, consta em relatório fruto de um acordo de cooperação técnica firmado entre o MPF, a UFRN e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS, que aponta vários casos suspeitos de uso indevido de verbas federais, enviadas aos municípios por meio de emendas parlamentares, inclusive do chamado “orçamento secreto”, para aplicação na saúde.
FOTO: REPRODUÇÃO

Por meio de nota, enviada nesta quarta-feira (26), a secretaria de saúde do município de Antônio Martins afirmou que o número exorbitante de exames registrado no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS), foi “erro de digitação”.

Consta em relatório divulgado pelo Ministério Público Federal, que o município teria realizado 863 mil exames de glicemia capilar no mês de fevereiro de 2022. O número é cerca de 120 vezes maior que o número de habitantes do município, que é de 7145 pessoas, conforme o último Censo.

Na nota, a secretaria informou que o número correto de exames realizados no mês em questão é 363 e que tudo não passou de “um erro de digitação, longe de se tratar de malversação de dinheiro público”.

O caso, bem como de outros municípios do RN, consta em relatório fruto de um acordo de cooperação técnica firmado entre o MPF, a UFRN e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS, que aponta vários casos suspeitos de uso indevido de verbas federais, enviadas aos municípios por meio de emendas parlamentares, inclusive do chamado “orçamento secreto”, para aplicação na saúde.

“Comunicamos ainda, que foi emitido nesta data de 26 de outubro de 2022, um Ofício destinado ao CGSI (Coordenação Geral de Gestão dos Sistemas de Informações em Saúde), solicitando a reabertura do transmissor (DATA/SUS) para reenvio das informações de maneira correta, necessárias a esclarecer os fatos”, finaliza a nota enviada pela prefeitura de Antônio Martins.

Veja a nota na íntegra abaixo:


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário