Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cultura, militares que atuam no Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Natal, realizaram na manhã desta segunda-feira (07), palestra sobre o programa espacial brasileiro.
Crianças de diversas escolas públicos de Mossoró tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o lançamento de foguetes entre outros assuntos.
De acordo com o sargento Hugo, “é muito importante eventos com este, para poder mostrar para as crianças funciona o lançamento de foguetes, para mostrar para eles que isso é possível, e que está próximo deles”.
“Eles ficaram com os olhos vidrados quando mostramos os vídeos, ficaram querendo saber, e de certa forma aprender sobre esse assunto, inspira eles”, afirma.
Durante o evento, os militares também realizaram o lançamento de ‘foguetes’ feito de garrafa pet. Segundo o sargento, “Cada criança trouxe uma garrafa pet e pode participar fazendo o lançamento também, eles adoraram”.
Sobre o evento, o oficial explica que é comum o grupo participar de eventos voltados para estudantes. Este tipo de participação é muito bom porque podemos mostrar um pouco do nosso conhecimento e informar os jovens sobre este assunto, disse o sargento.
O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno de Natal completa 50 anos neste ano de 2015, e é a primeira base de lançamento da América Latina. O órgão atua no rastreamento de foguetes que passam pelo espaço.
Ao longo desses 50 anos foram registrados mais de 3 mil lançamentos de foguetes. Na área de rastreamento, o CLBI é um Centro modelo com as principais certificações de qualidade, como o ISO 9001, e o órgão está estreitando parcerias com instituições locais e internacionais, como a Agência Espacial Européia (ESA).
Esta segunda foi o primeiro dia de palestra, que se estenderá até terça-feira (08) a partir das 9h no Auditório Prefeito Alcides Belo, no Centro Administrativo, localizado no bairro Aeroporto. A palestra é gratuita.
(Fotos: Valéria Lima)