Com o apoio da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Juventude, e em conjunto com diversos segmentos da sociedade mossoroense, foi realizada durante esta terça-feira, 8, a primeira Conferência Municipal de Direitos Humanos, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Mossoró.
O tema desta edição foi "Direitos Humanos para todas e todos: democracia, participação, justiça e igualdade".
O evento foi aberto oficialmente durante a manhã pelo prefeito Francisco José Júnior, que em seu discurso garantiu prioridade para a criação do Conselho Municipal dos Direitos Humanos.
“Temos o compromisso com a formatação e implantação do Conselho Municipal de Direitos Humanos. É fundamental que discutamos os aspectos de sua criação porque, através dele, iremos buscar cada vez mais igualdade para todos os segmentos da nossa sociedade”, abordou.
Francisco José Júnior assistiu, junto com os demais participantes do evento, à apresentação de canto e dança do Grupo Pastoril, formado por usuários do Centro de Convivência do Idoso (CCI), equipamento social que faz parte da administração municipal.
A secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, Irenice de Fátima, avaliou a importância de reunir a população em um evento que discuta os direitos de igualdade para os idosos, jovens, adolescentes, crianças, mulheres, deficientes, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, entre outros.
“Essa Conferência tem um caráter diferenciado por despertar na sociedade o respeito à valorização de todos os direitos já constituídos através da Declaração Universal e da Constituição, além de ressaltar as políticas públicas e sociais que garantem serviços e programas para as minorias”, comentou Irenice.
No período da tarde, os participantes elegeram os 26 delegados e delegadas de Mossoró que irão representar a cidade na VII Conferência Estadual dos Direitos Humanos, que está marcada para acontecer no próximo dia 18 de dezembro, em Natal.