Durante o seu pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (3) na Assembleia Legislativa, a deputada Isolda Dantas (PT) questionou o constante aumento de combustíveis da empresa 3R. A empresa adquiriu em 2022 a refinaria Clara Camarão e a parlamentar criticou os sucessivos reajustes no período.
"A 3R anunciou mais um aumento no preço dos combustíveis, que já é um dos mais caros do Brasil, considerando que somos produtores de petróleo. Isso é inadmissível, pois enquanto a Petrobras anuncia a redução de valores, a empresa anuncia aumento", questionou a parlamentar.
Isolda Dantas afirmou que enquanto outros Estados seguem a redução de preços, o RN segue o caminho inverso. "Isso é preocupante, pois a Petrobras vende a gasolina 27% mais barata do que o preço das refinarias privadas e a 3R vende 10% a mais. Pela média estamos pagando 37% a mais. E a gente sabe que quando a gasolina aumenta, os preços também aumentam", lamentou a deputada.
Isolda afirmou que enquanto no RN os preços se elevam, os consumidores buscam o produto mais barato em Estados vizinhos, como a Paraíba. "Estão indo comprar em Cabedelo, que é muito mais barato e isso tem um impacto na nossa arrecadação", disse ela.
A deputada também questionou a venda da refinaria Clara Camarão à empresa. "Essa refinaria foi vendida pela metade do preço que deveria. Foi dito, inclusive pelos jornais, que a 3R tinha apenas R$ 5 milhões de investimento e tomou emprestado R$ 5 bilhões para poder comprar o polo potiguar. Então paira sobre essa refinaria um conjunto de dúvidas e de suspeitas sobre como ela foi vendida. Quero que a gente possa convocar um representante da 3R para explicar ao RN por que tanta alta de preços dos combustíveis em nosso estado", disse.
Ao final, a deputada disse que irá encaminhar requerimento para que o representante da empresa venha ao Legislativo explicar os "aumentos abusivos".