Na manhã deste sábado, 12, o pavilhão do Centro de Exposição de Mossoró Enéas Negreiros, (Expocenter), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) se encheu de expectativa e entusiasmo para receber a aula inaugural do programa “Jovem do Futuro”. A iniciativa da Prefeitura objetiva garantir aos adolescentes de 15 a 18 anos formação cidadã e qualificação para o mercado de trabalho, além de bolsa no valor de R$ 300 por um período de quatro meses.
A estudante Evelyn Raquel, do 2º ano, da Escola Estadual Monsenhor Raimundo Gurgel, destacou a importância do programa para a capacitação profissional. “Eu estou muito animada porque eu queria fazer um curso para me especializar e entrar no mundo do trabalho bem informada. Além disso, com esse programa de atividades, eu adquiro conhecimentos e já posso também adicionar ao meu currículo esses cursos. Portanto, vai ser bem melhor para eu ingressar no mundo do trabalho. Já sobre o apoio financeiro, eu acho muito bom porque melhora os nossos estudos e o dinheiro pode ajudar a comprar mais materiais, e assim podemos nos qualificar ainda mais”, disse.
Pensando na qualificação educacional e profissional da juventude mossoroense, a Prefeitura de Mossoró dá mais um importante passo na promoção de oportunidades, auxiliando na caminhada desses jovens que não apenas enriquecerão os currículos, mas também nutrirão o espirito com valores fundamentais para a formação cidadã.
“Esse é um programa daqueles que a gente idealizou com muito carinho, com muita atenção a nossa juventude, a nossa juventude que precisa de trabalho, de oportunidade, de estudar, a nossa juventude que precisa chegar até a universidade, a nossa juventude que precisa realmente ter o apoio da Prefeitura de Mossoró. Então, esse é um programa inovador, esse é um programa inédito, idealizado na nossa cidade de Mossoró e que hoje tem sua aula inaugural. Nós tivemos um programa idealizado justamente para essa juventude de 15 a 18 anos, jovens que estão nas comunidades rurais, jovens que estão nos bairros de Mossoró, jovens com vulnerabilidade social, jovens que estão na rede pública de ensino, matriculados, estudando e que agora vão poder também ter uma bolsa no valor de 300 reais por mês, além de toda capacitação que a gente vai ofertar”, ressaltou o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra.
O “Jovem do Futuro” tem o intuito principal de preparar os jovens para o mercado de trabalho, nas mais diversas áreas e profissões, com foco na geração de emprego e renda, além de trabalhar a inclusão social para reduzir os impactos das expressões da questão social na vida desses adolescentes.
De início, o programa capacitará mil jovens da rede pública de ensino, por meio de aulas, seminários, palestras e cursos do “Mossoró Capacita”. A duração será de quatro meses e os alunos matriculados receberão uma bolsa de R$ 300,00. O público-alvo foram alunos de 15 a 18 anos inscritos no Cadastro Único.
“É um momento de muita felicidade, porque não só os estudantes, os adolescentes estão aqui, mas as suas famílias. O programa Jovem do Futuro, é mais do que um programa voltado para os jovens e adolescentes, é um programa para a família mossoroenses. As famílias estão felizes com a concretização de um sonho, o qual é o Jovem do Futuro. E esse momento é uma espécie de apoteose da conquista que foi pela sua trajetória, pela sua dificuldade, implementar um programa com mil jovens, um programa nunca antes visto na história do Mossoró, e o maior programa voltado para a juventude da história de nossa cidade”, frisou o secretário de Assistência Social, Erison Natécio.
Maria de Fátima, avó da Nicole Letícia, do 7º ano, da escola Caic do Abolição 4. “É gratificante, viu? uma oportunidade e tanto. É uma iniciativa pra lá de boa para todos os nossos adolescentes, não tem nem como explicar. E pra mim, estar aqui trazendo minha neta, é muita emoção. É o sonho dela poder engajar em alguma coisa, em um curso, procurar uma profissão, enfim, é mais que um sonho de todo adolescente, por isso, estou muito feliz, só tenho a agradecer”, enfatizou.