25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
ESTADO
Da redação
28/03/2015 06:45
Atualizado
13/12/2018 05:02

Deputado e prefeito buscam caminhos para reabrir maternidade

O setor de esterilização do Hospital Nelson Maia e o centro cirúrgico da Maternidade Santa Luzia Marilac foram interditados pela vigilância sanitária ontem, 27
Assessoria

O deputado Galeno Torquato (PSD) e o prefeito de Pau dos Ferros Fabrício Torquato se reunirão na tarde de hoje, 28, com as diretorias de unidades hospitalares para discutir a realização dos partos agendados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e das pequenas cirurgias – e a médio e longo prazo no município.

O objetivo principal da reunião é que o Hospital Regional de Pau dos Ferros atenda a demanda do Hospital Nelson Maria e da Maternidade, que tiveram setores interditados pela Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) na manhã de ontem, 27.

O setor de esterilização do Hospital Nelson Maia e o centro cirúrgico da Maternidade Santa Luzia Marilac foram interditados pela Covisa por conta de irregularidades apresentadas na infraestrutura das unidades.

Diante da interdição da Maternidade Santa Luzia de Marilac, o deputado estadual Galeno Torquato (PSD) visitou a unidade de saúde ainda no período da tarde desta sexta-feira ao lado do prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, e da secretária de saúde do município, Patrícia Leite.

O parlamentar visitou ainda o Hospital Nelson Maia, que interrompeu as atividades do setor de esterilização.

Na ocasião, o grupo tomou conhecimento das necessidades da unidade de saúde, que realiza uma média de 80 procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como cirurgias de esterectomia, vesícula, hérnea, ovário, próstata, miomectomia, mama e, sobretudo, cesáreas. O parlamentar se mostrou sensível às demandas da maternidade que, entre outras coisas, necessita de um desfibrilador, um autoclave, um oxímetro, além de um gerador.

"Através da Secretaria Estadual de Saúde, iremos em busca de apoio para ajudarmos nos que for possível. Tenho uma vivência de muitos anos na Maternidade Santa Luzia e sei que os profissionais que aqui atuam, o fazem com total dedicação. Precisamos é dar estrutura para aumentar a qualidade do serviço. Num segundo momento, é preciso definir um perfil para a Maternidade", comentou o deputado Galeno Torquato.

“A gente não pode deixar nunca, por exemplo, que um hospital filantrópico como a maternidade feche, porque ele tem uma importância estratégica enorme para Pau dos Ferros e região”, disse Fabrício Torquato, que já conta com o apoio do deputado Galeno no que se refere à aquisição de equipamentos para o Centro cirúrgico da instituição.

 

Veja mais:

 


 

Vigilância Sanitária interdita Hospital e Maternidade em Pau dos Ferros

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário