15 NOV 2024 | ATUALIZADO 18:22
MOSSORÓ
19/12/2023 10:38
Atualizado
19/12/2023 10:38

Primeiro “Centro de Referência da Mulher Brasileira” no RN é inaugurado em Mossoró

O equipamento, inaugurado nesta segunda-feira (18), tem como objetivo acolher mulheres do município, vítimas de violência doméstica. As mulheres serão encaminhadas ao local pelo próprios órgãos competentes, após serem acolhidas na rede de proteção.
Primeiro “Centro de Referência da Mulher Brasileira” no RN é inaugurado em Mossoró. O equipamento, inaugurado nesta segunda-feira (18), tem como objetivo acolher mulheres do município, vítimas de violência doméstica. As mulheres serão encaminhadas ao local pelo próprios órgãos competentes, após serem acolhidas na rede de proteção.

A Prefeitura de Mossoró inaugurou na tarde desta segunda-feira (18) o “Centro de Referência da Mulher Brasileira”, localizado na Estrada da Raiz, bairro Santo Antônio.

O equipamento tem como objetivo acolher mulheres do município, vítimas de violência doméstica. O prefeito Allyson Bezerra ressalta a alegria de poder entregar aos mossoroenses um espaço de proteção às mulheres.

“Estamos felizes entregando hoje à população mossoroense, especialmente para as nossas mulheres, um importante equipamento, o “Centro de Referência da Mulher Brasileira”, um local onde vai reunir todos os serviços do município de Mossoró voltado às mulheres. A Patrulha Maria da Penha vai ser agora evidenciada e apoiada ainda mais a partir do momento que a gente vai ter um importante equipamento como esse aqui, em atividade, funcionando e aberto diretamente para as nossas mulheres”, enfatizou.

O secretário Erison Natécio, responsável pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), destacou que o equipamento também irá trabalhar capacitando as mulheres para o mercado de trabalho.

“O Centro de Referência da Mulher Brasileira é um importante equipamento para todas as mulheres de Mossoró. Queremos destacar que aqui nós vamos ter vários serviços como a Rede de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher, capacitação para o mercado de trabalho, formação, geração de emprego e renda para que as mulheres consigam de diversas formas conquistar sua autonomia, empoderamento e fazer com que as expressões de violência que assolam as mulheres de Mossoró no dia a dia sejam mitigadas”, ressaltou.

Gerente do “Centro de Referência da Mulher Brasileira”, Priscila Martins orienta que as mulheres que precisarem do acolhimento receberão toda a assistência necessária para refazer suas vidas, escrevendo novos capítulos da sua história.

“As mulheres que residem em Mossoró e que acreditam que estejam passando por uma situação de violência, de violação de direito, elas podem procurar o “Centro de Referência”, que receberão atendimentos com assistentes sociais, para que consigam sair dessa situação de violência, recebendo todo o apoio que for necessário. É importante frisar que nós vamos dar um apoio no sentido até mesmo de encaminhamento para a delegacia e para toda rede social assistencial”, declarou.

Titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Rodrigo Lima destaca que o investimento com o equipamento foi mais de 1 milhão de reais.

“O Centro de Referência da Mulher Brasileira recebeu um investimento de aproximadamente 1 milhão e meio. Aqui não foi só a construção do prédio, também toda a mobília, todos os equipamentos para que o “Centro de Referência” possa proporcionar o melhor atendimento às mulheres com qualidade e conforto”.

A ex-deputada federal Carla Dickson esteve presente à solenidade de inauguração do “Centro de Referência da Mulher Brasileira”. Durante seu mandato, ela direcionou verba para a construção do primeiro Centro de Referência do Rio Grande do Norte, construído em Mossoró.

“Estou muito feliz porque aqui é como se fosse uma coroação de três anos de trabalho como deputada federal e essa foi minha primeira emenda destinada como deputada, direcionada especificamente para a proteção da mulher na construção do Primeiro Centro de Referência da Mulher Brasileira do Rio Grande do Norte e a primeiro Centro de Referência fora de uma capital do Nordeste. Eu tenho certeza que essa obra vai além do que está no papel, a priori o Centro é para abarcar os órgãos de proteção à mulher só que eu já vi que tem uma sala específica para ensinar a mulher o empreendedorismo. Esse é um outro braço do combate à violência contra a mulher de extrema importância”, concluiu.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário