A Petrobras informa que concluiu a perfuração do poço exploratório de Pitu Oeste, na Bacia Potiguar, na Margem Equatorial. A companhia comunicou à ANP que identificou presença de hidrocarboneto, porém ainda inconclusivo quanto à viabilidade econômica.
O poço integra a concessão BM-POT-17 e está localizado em águas profundas a 52 km da costa do Rio Grande do Norte e representa o início das operações da companhia na Margem Equatorial, que vai do Rio Grande do Norte ao Pará.
Representa, também, a mudança de gestão da Petrobras, que antes trabalhava o desinvestimento, o desmonte da estrutura, as privatizações de suas subsidiárias e refinarias, inclusive unidades estratégicas para a economia brasileira, como a RLAM, na Bahia, e a Isac Sabá, do Amazonas. Neste dia 26, inclusive, completa um ano que Jean Paul Terra Prates assumiu a maior estatal brasileira, que hoje comemora o quinto título de melhor companhia petrolífera do mundo e também festeja o recorde em seu valor de mercado: 525,6bi.
O próprio presidente, Jean Paul Prates, resume no antigo Twitter o que fez em um ano de trabalho na Petrobras e sinaliza as perspectivas futuras para o Brasil.
Ao mudar a política de gestão da Petrobras, ampliando seu leque de investimentos, em especial pensando na transição energética, missão que recebeu do presidente Luis Inácio Lula da Silva, Jean Paul Prates colocou o Nordeste na mira de investimento da companhia, abrindo o escritório para energias renováveis em Natal e perfurando, com muita responsabilidade ambiental, o poço exploratório na costa dos municípios de Icapuí–CE, Tibau, Grossos, Areia Branca, Porto do Mangue e outros.
Após conclui o primeiro poço, a Petrobras dará continuidade à pesquisa exploratória na região e planeja para fevereiro a segunda perfuração na Bacia Potiguar, no poço Anhangá, na concessão POT-M-762, a 79km da costa do estado do Rio Grande do Norte e próximo ao poço Pitu Oeste.
A partir de estudos complementares, a companhia pretende obter mais informações geológicas da área para avaliar o potencial dos reservatórios e direcionar as próximas atividades exploratórias na área.
A perfuração do poço exploratório em Pitu Oeste foi concluída com total segurança, dentro dos mais rigorosos protocolos de operação em águas profundas, o que reafirma que a Petrobras está preparada para realizar com total responsabilidade atividades na Margem Equatorial.
A companhia reforça seus valores de respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente e continuará executando todas as operações seguindo rigorosamente as normas de segurança operacional e as boas práticas de relacionamento social, buscando sempre se comprometer a atuar com segurança e total respeito e cuidado com o meio ambiente e com a população da região.