Neste sábado (16), a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Seimurb), realizou uma ação de combate à dengue.
A campanha “Mossoró contra à dengue”, percorreu várias ruas do bairro Santo Antônio. A concentração das equipes ocorreu em frente a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Saldanha.
O trabalho de prevenção contra a dengue no Santo Antônio contou com visita às residências realizada pelos agentes de endemias. Os profissionais levaram orientações sobre o combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. O agente de endemias, José Cleilson, explicou o trabalho dos profissionais na ação.
“O trabalho de hoje é de suma importância para que, além do nosso trabalho diário de fazer o tratamento, é envolver a população a participar. Após a visita do agente, é bom sempre o morador olhar eliminando a água parada e de preferência manter fechado. Esse nosso momento é de conscientização e educação para o morador possa dar continuidade nessa prevenção”.
O morador Ibrahim Araújo destacou a importância da ação promovida pela Prefeitura de Mossoró. “É muito positivo estar sendo realizada essa ação, logo porque previne e orienta algumas pessoas que não tem conhecimento sobre prevenção contra o mosquito e de outras doenças transmitidas por ele. É muito importante que as pessoas se conscientizem sobre o assunto”.
O próprio prefeito Allyson Bezerra esteve acompanhando o trabalho de combate a dengue e divulgando a importância da colaboração da população, em virar as vasilhas que possam acumular água limpa, que é onde se reproduz o mosquito transmissor da dengue.
A titular da Secretaria de Saúde do município, Morgana Dantas, salientou o trabalho da Secretaria no combate ao mosquito causador da dengue. “É uma ação de todos contra a dengue que conscientiza, orienta e também de coleta seletiva de lixo, retirada de entulhos de dentro das residências para que a gente impeça a proliferação do mosquito”.
Além do trabalho dos agentes, a ação contou ainda com o serviço de coleta seletiva, coleta domiciliar e recolhimento de entulhos. Secretário de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Miguel Rogério, detalhou o trabalho realizado pela equipe na ação.
“Nós demos apoio a Secretaria de Saúde com a parte de limpeza. Colocamos várias equipes para realizar todo o trabalho de limpeza nesta ação. Eles acompanharam os agentes e já realizar o trabalho na hora. Se tem o lixo em frente da casa, entulho, poda, a gente já faz de imediato a retirada”.
Em breve, outras regiões da cidade receberão a ação que visa evitar a proliferação do mosquito-da-dengue.