26 ABR 2024 | ATUALIZADO 10:01
POLÍTICA
Da redação
05/01/2016 08:40
Atualizado
14/12/2018 10:02

PEC autoriza entidades a propor ações de inconstitucionalidade

Entidades municipalistas poderão propor Ação Direta de Inconstitucionalidade, caso Proposta de Emenda Constitucional seja aprovada no Congresso.
Agência Senado

Entidades de âmbito nacional que representam os municípios poderão propor Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) e Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC). Pelos menos é o que prevê uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentado pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-CE).

A proposta atende a uma das reivindicações da última Marcha dos Prefeitos, realizada no primeiro semestre de 2015, e altera o artigo 103 da Constituição Federal. A PEC 73/2015 pode ser incluída na ordem do dia do Senado em fevereiro.

Originalmente, a Constituição de 1988 previa que apenas podiam apresentar essas ações o presidente da República, as Mesas do Senado e da Câmara dos Deputados, o procurador-geral da República, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), partido político com representação no Congresso Nacional, além de confederação sindical ou entidade de classe com representação nacional.

Em 2004, a Emenda Constitucional 45 estendeu essa prerrogativa aos governadores e às mesas das Assembleias Legislativas e da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Para ser aprovada, a matéria precisa passar por dois turnos, com intervalo de cinco sessões entre uma e outra votação nas duas Casas Legislativa. Para ser aprovada, precisa do apoio de pelo menos 49 senadores e de 308 deputados.

Com informações da Agência Senado

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário