23 OUT 2024 | ATUALIZADO 17:48
MOSSORÓ
23/10/2024 16:17
Atualizado
23/10/2024 16:18

Alunos de escola de tempo integral de Mossoró participam de projeto sustentável de cultivo de hortaliças

O projeto, iniciado no dia 17 deste mês, é coordenado pelo professor Júlio Ulisses. Ele explica que antes do cultivo na escola, os alunos puderam conhecer de perto o Setor de Produção de Mudas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), uma experiência, segundo o docente, muito positiva. “O objetivo é manter a alimentação saudável de todos os alunos. Além disso, vamos trabalhar de forma interdisciplinar, abordando o empreendedorismo, com a venda da produção excedente”, explica o professor
Alunos de escola de tempo integral de Mossoró participam de projeto sustentável de cultivo de hortaliças. O projeto, iniciado no dia 17 deste mês, é coordenado pelo professor Júlio Ulisses. Ele explica que antes do cultivo na escola, os alunos puderam conhecer de perto o Setor de Produção de Mudas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), uma experiência, segundo o docente, muito positiva. “O objetivo é manter a alimentação saudável de todos os alunos. Além disso, vamos trabalhar de forma interdisciplinar, abordando o empreendedorismo, com a venda da produção excedente”, explica o professor

A Escola Municipal Izabel Fernandes, localizada no bairro Aeroporto, está desenvolvendo o projeto “Mãos na Horta”, mobilizando os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em todas as etapas que envolvem o cultivo de diversas hortaliças. A iniciativa faz parte das atividades de tempo integral da unidade da Rede Municipal de Ensino de Mossoró.

O projeto, iniciado no dia 17 deste mês, é coordenado pelo professor Júlio Ulisses. Ele explica que antes do cultivo na escola, os alunos puderam conhecer de perto o Setor de Produção de Mudas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), uma experiência, segundo o docente, muito positiva.

“O objetivo é manter a alimentação saudável de todos os alunos. Além disso, vamos trabalhar de forma interdisciplinar, abordando o empreendedorismo, com a venda da produção excedente. Nós pretendemos fazer aqui um corredor produtivo, trabalhando essa atividade durante todo o ano letivo”, pontuou Júlio.

Segundo o professor, a participação dos alunos tem sido muito especial. “A interação dos alunos com o projeto é 100%. Eles não querem nem sair da escola. Quero agradecer a essa turminha, que a gente vai levar para o coração, para a vida inteira. Muito obrigado por comprarem a ideia e fazer com que esse projeto tenha frutos”, frisou.

A expectativa é que em até 40 dias as hortaliças já estejam no cardápio dos alunos. “Plantei rúcula, pimenta, pimentinha, pimentão, alface, tomate-cereja e coentro. É muito bom participar. A gente aprende muito”, comentou o estudante Emanuel Valério.

“Achei interessante, porque sou apaixonada por plantação, pelo cultivo, eu gosto de estar na natureza”, acrescentou Gessiane Kelly, enfatizando ainda o quanto tem gostado de passar o dia inteiro na escola.

A Escola Municipal Izabel Fernandes atende hoje cerca de 70 alunos, do 1º ao 5º do Ensino Fundamental. Os estudantes permanecem na unidade das 7h às 17h, e recebem cinco refeições por dia. Além das aulas regulares, os discentes também contam com atividades interdisciplinares, como dança, música e aulas de empreendedorismo, entre outras.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário