Na tarde desta quinta-feira (13), Mossoró sediou oficina do programa Mais Acesso a Especialistas, do Ministério da Saúde. O encontro realizado no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Pref. Alcides Belo reuniu representantes dos municípios potiguares que compõem a II Região de Saúde do Rio Grande do Norte.
O "Mais Acesso a Especialistas" é uma estratégia da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde (PNAES), com o objetivo de ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à atenção especializada em saúde. Na ocasião, secretários municipais de 14 municípios da região participaram de discussões acerca da construção do plano de ação regional do programa.
"Mossoró e mais 13 cidades da II Regional do Rio Grande do Norte serão contempladas com recursos do Ministério da Saúde para a implementação desse novo programa ofertado. Hoje, estamos numa oficina com secretários de Saúde de toda a região para juntos construirmos o foco e o nosso objetivo. São cinco grandes áreas: oncologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia e cardiologia. Vamos definir quais são os procedimentos, quais são as áreas que serão o foco de destinação desse recurso. Isso tudo vai representar mais qualidade de oferta e serviço na saúde. E ainda mais celeridade, onde a proposta é reduzir as filas existentes nessas especialidades e fazer com que a população tenha um acesso mais rápido a exames e consultas de especialistas e procedimentos num breve e curto espaço de tempo. Isso vai fazer com que as filas reduzam", destacou Almir Mariano, secretário municipal de Saúde.
O programa também promove uma integração mais eficiente entre a atenção primária e especializada. Dessa forma, pacientes que necessitarem de várias consultas ou exames na mesma especialidade serão inseridos em uma fila única, garantindo um atendimento mais rápido e coordenado.
"O Ministério da Saúde lançou no ano passado o programa para dar um impulso na atenção ambulatorial especializada. Os usuários conseguem ter acesso na rede básica, nas unidades de saúde, mas ainda ficam muito tempo em várias filas de espera aguardando o exame, a consulta para ter seu diagnóstico. Com isso, o Ministério da Saúde lançou esse programa com o objetivo de reduzir esse tempo de espera, ampliar o acesso à oferta de consultas e procedimentos", explicou Avânia Dias, apoiadora do Ministério da Saúde.
Além disso, o "Mais Acesso a Especialistas" busca tornar o acesso do paciente às consultas, exames especializados e cirurgias, o mais rápido possível e com menos burocracia, a partir do encaminhamento realizado pelas equipes de atenção primária.
“Esse é um momento muito esperado por todos os norte-rio-grandenses e todos os brasileiros. É uma luta dos municípios, dos estados para que a gente tenha um processo de cuidado ao usuário com serviços integrados e condições dele retornar em tempo oportuno para os procedimentos. A proposta é que o usuário possa entrar no sistema e ter continuidade nesse cuidado, os cuidados progressivos ininterruptos. O propósito de hoje é construir aqui este plano de ação regional em que a gente tem alguns municípios, mas, sobretudo o município de Mossoró como este município polo”, evidenciou Solane Costa, assessora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (COSEMS RN).