O prefeito Allyson Bezerra falou ao Portal Mossoró Hoje que após concluir as quinze Unidade Básicas de Saúde, os quatro Centros de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas e a Policlínica, inicia os trabalhos de projeção para dotar o município de Mossoró de um hospital municipal.
Os investimentos no fortalecimento da saúde de base estão sendo feitos com apoio das emendas destinadas pela senadora Zenaide Maia, que, inclusive, vai estar em Mossoró nesta sexta-feira, 20, para inaugurar a UBS da comunidade de Cordão de Sombra.
Das 15 UBS que estão em construção, 3 são na zona urbana e 12 na zona rural, em comunidades como Hipólito, Cordão de Sombra e Jurema. Já na área urbana, as comunidades beneficiadas são do Nova Mossoró, Parque Universitário e Sumaré.
Já os Caps são um infantil, que está sendo concluído na região do Abolição II, perto da Igreja do bairro, dois no bairro Nova Betânia e o quarto na Avenida Alberto Maranhão, perto da Igreja do Alto da Conceição. Nos três primeiros, as obras estão avançadas.
Já com relação a Policlínica, o prefeito Allyson Bezerra disse que visitou os trabalhos nesta quarta-feira, verificando que os trabalhos estão avançados. Segundo ele, as UBS, os Caps e a Policlínica serão entregues antes do prazo previsto na assinatura do contrato.
Ainda Allyson Bezerra, a equipe de elaboração de projetos da Prefeitura já se debruçando sobre o projeto do Hospital Municipal, para iniciar a captação dos recursos para construir e principalmente pensando como vai custear a manutenção em seguida.
Allyson Bezerra lembra que quando assumiu a Prefeitura de Mossoró, no início de 2021, encontrou a cidade com sérias dificuldades para manter o serviço de saúde. Era caro e ineficiente, em especial na zona rural e também na cidade.
O primeiro passo foi pensado para restaurar os serviços de bases, passando por uma reforma e ou restauração das unidades de saúde existentes. Onde não havia, como no Hipólito e Jurema, a ordem de serviço foi de imediato e estas unidades já estão em funcionamento.
O segundo passo é restaurar o serviço de média complexidade, com a instalação da Policlínica, em seguida, o Hospital Municipal, que será iniciado a projeção assim que as obras das UBS, Caps e a Policlínica forem concluídas, provavelmente nos próximos seis meses.
Importante lembrar que o reforço da saúde de base e de média complexidade passa pelo reforço da equipe, que já está acontecendo com a convocação dos aprovados no concurso. Nesta semana foram chamadas dezenas de aprovados e nos próximos meses, serão outros.