Na tarde desta quinta-feira (27), o prefeito de Upanema, Renan (PP), participou de uma audiência com o Diretor-Presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Roberto Linhares, na sede da companhia, em Natal-RN.
O encontro teve como pauta principal a busca por soluções para os problemas no abastecimento de água na zona urbana de Upanema, que tem gerado sérios transtornos à população devido às constantes interrupções no fornecimento.
Durante a reunião, o prefeito Renan reiterou a necessidade urgente de uma solução definitiva para o desabastecimento que tem afetado a vida dos moradores, comprometendo o dia a dia das famílias da cidade. As interrupções recorrentes no fornecimento de água têm causado dificuldades e o uso constante de carros-pipa para suprir a demanda.
Renan destacou que a Caern se comprometeu a realizar os investimentos necessários para a resolução do problema, com especial atenção à extensão de redes de água nas áreas que ainda não foram contempladas com os serviços, como as ruas Antônio Veloso Sobrinho, Antônio Emanuel da Silva e João Maria de Oliveira Neto, no bairro Pêgas, e as ruas Manoel Máximo Casuza, Luzia Florêncio de Melo e Francisco Canindé da Costa e Silva, no bairro Barreiras.
Em algumas dessas ruas, como na Antônio Veloso Sobrinho e João Maria de Oliveira Neto, as famílias aguardam há mais de sete anos pela instalação da extensão da rede de água para poderem realizar a ligação em suas residências. Durante esse período, os moradores dependem do abastecimento por meio de carros-pipa, enfrentando uma situação precária e insustentável.
As famílias afetadas têm buscado solução através de inúmeras solicitações junto ao escritório local da Caern, mas sempre receberam a mesma resposta. A situação chegou a ser denunciada ao Ministério Público e à Justiça, com pelo menos três procedimentos em andamento no Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), mas ainda sem uma solução efetiva.