Conforme previsto pelos meteorologistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, chove forte em todo oeste do Rio Grande do Norte. Em Mossoró, desde a madrugada.
Além do cenário verde, as chuvas de janeiro já encheram alguns pequenos açudes e barragens em propriedades particulares e começam a botar água nos grandes reservatórios.
Neste sábado, 23, o professor Maicon Oliveira comemorou o início do inverno com um banho no rio Carnaubinha, que deságua no açude de Apanha Peixe, em Caraúbas.
Chuvas por períodos prolongados e com intensidade causa inundações nas cidades, especialmente nas áreas mais baixas. Em Mossoró, as inundações acontecem geralmente perto da Cobal, Centro, ao lado do Hiper e Alto da Conceição.
Na cidades de menor porte também acontece inundações. Em Areia Branca, Betinho Notícias registrou esta imagem abaixo de crianças brincando de atravessar a rua como se estivesse atravesando a correnteza de um rio.
Reservatórios como a Barragem de Pau dos Ferros, Barragem de Santa Cruz (Apodi), Açude de Lucrécia, Açude Tourão (Patu), Açude Bonito (São Miguel) já estão recebendo água.
Também já estão tomando água Itans (Caicó), Gargalheiras (Acari), Armando Ribeiro Gonçalves (Assu, Itajá, São Rafael, Paraú e Jucurutu) e Açude Grande em Caraúbas.
O início do inverno além de garantir abastecimento hídrico, também proporciona espetáculo de beleza na vegetação, que já está verde, também nas sangrias e cachoeiras.
As grandes e mais belas sangrias (Gargalheiras, Santa Cruz e Armando Ribeiro) ainda vão demorar, mas as cachoeiras já proporcionando espetáculos.
A Barragem de Umari, em Upanema, transbordar vai além de garantia hídrica. É garantia de renda e retorno da produção de tilápia em cativeiro. Semana passada morreram mais de 150 toneladas de tilápias este reservatório.
A cachoeira da Carapina, em Felipe Guerra já tem água. A do Roncador deve começar nos próximos dias. O espetáculo das duas atrai moradores de toda a região.
Veja imagens da cachoeira Carapina registrado pelo blog Pedra de Abelha.