19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:25
ECONOMIA
Josemário Alves
01/04/2015 06:58
Atualizado
13/12/2018 21:55

Espanhóis projetam usina solar na Chapada do Apodi

A previsão é que, dentro de quatro meses, a usina já esteja em funcionamento com potencial de 3 megawatts, o suficiente para abastecer aproximadamente 2.500 residências todos os dias.
Ilustração / Reuters

Um empreendimento grandioso com chances de insucesso igual a zero. É assim que o empresário Fernando Cirino Gurgel analisa o projeto de implantação da maior usina comercial de energia solar do país.

O empreendimento será instalado na região da Chapada do Apodi, no estado do Ceará.

A previsão é que, dentro de quatro meses, a usina já esteja em funcionamento com potencial de 3 megawatts, o suficiente para abastecer aproximadamente 2.500 residências todos os dias.

O empreendimento é fruto de uma parceria entre a empresa cearense Metaneide e a espanhola Endesa.

A usina solar ocupará uma parte da fazenda da Metaneide, na Chapada do Apodi, e utilizará painéis fotovoltaicos que serão fornecidos por empresas asiáticas.

"É uma energia renovável e limpa do ponto de vista ambiental. Afinal, o Sol tem domicílio aqui no Ceará", declarou Fernando Cirino à imprensa local.

Mossoró pleiteia implantação de empresa de painéis solares

Em julho de 2014, a prefeitura de Mossoró se reuniu com representantes da multinacional alemã Ren Energy para discutir um projeto de instalação da empresa de fabricação de painéis solares na cidade.

Na época, o então secretário de Desenvolvimento Econômico do município Mairton França, disse que esta seria primeira fábrica de painéis solares do Brasil.

O investimento seria de R$ 20 milhões e a previsão inicial é de gerar algo em torno de 100 empregos diretos.

O projeto ainda está em processo de implantão. Para se instalar em Mossoró, a Ren Energy, segundo seu diretor Jens Raffelieter, vai constituir uma nova empresa, com CNPJ local.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário