Os consumidores que estão em débito com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) têm até o final de fevereiro para negociar as contas em atraso.
Até agora, a Caern já negociou débitos atrasados de aproximadamente 60 mil contas parceladas com dispensa de juros de moradia, multas por atraso e multas regulamentares, gerando uma negociação total de R$ 8,5 milhões.
Os descontos na dívida podem atingir até 25% ou parcelamento no máximo 36 mensalidades, de acordo com critérios estabelecidos na Resolução 038/2015. Os clientes devem procurar os escritórios e Centrais do Cidadão em diversos bairros da capital e interior.
Além de reintegrar o cliente que teve o serviço suspenso por falta de pagamento, a Caern pretende evitar que os nomes dos inadimplentes sejam inseridos no Cadastro de Negativados do SPC e Serasa.
A campanha abrange todo o Estado e os inadimplentes devem procurar o atendimento levando uma cópia da conta de consumo de água e/ou serviço de esgotos, além dos documentos pessoais como RG e CPF.
Descontos
Para os usuários que possuem apenas ligação de água e pretendem pagar os débitos à vista, a empresa dispensa juros e multas regulamentares (uso da água de forma clandestina, furto de água entre outros), e por impontualidade. Os que têm débitos contraídos antes de dezembro de 2014, a empresa está concedendo desconto de 15% no valor da dívida.
Para os clientes que possuem apenas ligação de esgotos, estes abastecidos por poços tubulares ou com fornecimento de água suspenso, mantendo apenas a ligação para coleta de esgotos, caso escolha pagar os débitos à vista (anteriores a dezembro de 2014), a Caern dispensa juros e multas por impontualidade, além dos valores das multas regulamentares. Para esses a empresa está oferecendo também o desconto de 25% sobre o valor do débito.
Parcelamento
Se a opção do cliente for parcelamento, a companhia exige pagamento de 20% do valor da dívida como entrada e o restante dividido em até 36 vezes mensais, com isenção de juros e multas por atraso, além do abatimento de 50% nas multas regulamentares.
Se o cliente for beneficiado com as tarifas Social e/ou Popular, considerado segmento de baixa renda, o parcelamento é feito com entrada de 10%, isenção de juros e multas. Nos casos de corte ou religação não haverá isenção das taxas previstas de acordo com a tabela vigente na empresa.
Os interessados em negociar suas dívidas junto à Caern devem procurar os escritórios indicados na parte superior da conta que durante a campanha estão funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, sem intervalo, para os clientes em Natal, exceto nos bairros Planalto e Felipe Camarão que está atendendo, excepcionalmente, das 7h30 às 13h30.
No interior do Estado o horário é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Outra opção é procurar os guichês da Caern, nas centrais do Cidadão que funciona de terça-feira a sábado, no horário das 9 às 21h em todo Estado.
Quem precisar de mais esclarecimentos sobre a campanha deve ligar para o telefone 115 que funciona todos os dias da semana durante 24 horas para Natal.
Com informações da Caern