O esgoto que corre a céu aberto e dejetos que chegam ao mar. Essas são algumas situações provocadas por ligações clandestinas de esgoto. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) esclarece que os consumidores não devem fazer a ligação em redes que ainda não estão em operação. Além disso, a empresa informa que onde não existe sistema de esgotamento, a população deve dar uma destinação adequada, com sistemas de fossa séptica.
O Governo do Estado, através da Caern, está realizando uma obra que deixará Natal 100% saneada. Hoje, mesmo em áreas já saneadas existem problemas de ligações clandestinas. No bairro de Mãe Luiza, por exemplo, alguns moradores lançam o esgoto na rede de drenagem incorrendo em um crime ambiental. Nesse exemplo específico, há a contaminação da praia. A fiscalização desta situação é realizada Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
Nesse período chuvoso, acontece também a situação inversa, que é a ligação de água de chuva na rede de esgoto. O sistema de esgotamento não é dimensionamento para receber a ligação pluvial, assim, o lançamento de água de chuva provoca uma sobrecarga, podendo ocasionar vazamentos. Em nota, a Caern solicita a colaboração da população para o uso correto do esgotamento sanitário.