28 SET 2024 | ATUALIZADO 13:13
ESTADO
Da redação
20/02/2016 16:25
Atualizado
13/12/2018 17:40

Advogado diz que deputados do RN estão envolvidos no esquema do IDEMA

Segundo o Ministério Público, esquema criminoso dentro do órgão desviou mais de R$ 19 milhões. Ao todo, 15 pessoas foram denunciadas na operação Candeeiro.
Josemário Alves / MH

O advogado Fábio Hollanda declarou neste sábado que vários deputados estaduais do Rio Grande do Norte estão envolvidos no desvio de mais de R$ 19 milhões do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA).

Hollanda é responsável pela defesa do ex-diretor do órgão, Gutson Johnson Giovany Reinaldo Bezerra, apontado pelo Ministério Público como mentor do esquema.

Em entrevista ao portal G1 RN, o advogado não revelou quem são os políticos, mas disse que o próprio Gutson esclareceria tudo se o MP assinar um acordo de delação premiada com ele.

“Agora está nas mãos do Ministério Público querer ou não querer desvendar tudo o que ocorreu no IDEMA na gestão do diretor Gutson e dos demais diretores do órgão, bem como saber muito da Assembleia”, destacou Hollanda.

Os desvios no Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente começaram a ser investigados no início de 2015. Em setembro, o Ministério Público do RN deflagrou a operação Candeeiro e denunciou 15 pessoas suspeitas de participação no esquema, além de várias empresas.

De acordo com o promotor Paulo Batista de Lopes Neto, o esquema criminoso se utilizou de "ofícios fantasmas", que eram emitidos pelo IDEMA ao Banco do Brasil, solicitando transferências de recursos do órgão para, pelo menos, sete empresas sem vínculo com o instituto.

As investigações apontaram que o dinheiro teria sido utilizado para comprar apartamentos luxuosos, construir uma academia de alto padrão e, ainda, reformar uma equipadora de veículos.

Veja os nomes dos acusados:

    Antônio Tavares Neto;
    Aratusa Barbalho de Oliveira;
    Clebson José Bezerril;
    Eliziana Alves da Silva;
    Elmo Pereira da Silva Júnior;
    Euclides Paulino de Macedo Neto;
    Fabiola Mercedes da Silveira;
    Faulkner Max Barbosa Mafra;
    Geraldo Alves de Souza;
    Guilherme de Negreiros Diógenes Reinaldo;
    Gutson Johnson Giovany Reinaldo Bezerra;
    Handerson Raniery Pereira;
    João Eduardo de Oliveira Soares;
    Ramon Andrade Bacelar Felipe Sousa; e
    Renato Bezerra de Medeiros.

Com informações do G1 RN

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário