As regiões Oeste, Alto Oeste e Seridó potiguar tiveram 100 poços perfurados em apenas dois meses. O trabalho foi realizado pelo Governo do RN, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O objetivo é que até o final do ano 500 poços sejam perfurados.
Cerca de 5 mil famílias foram beneficiadas nos municípios de Rafael Fernandes, Bodó, Cerro Corá, Água Nova, Lagoa Nova, Tenente Laurentino, Jardim do Seridó, São Francisco do Oeste, Doutor Severiano, Mossoró e Serra do mel.
De acordo com o secretário Mairton França, as comunidades e assentamentos que recebem o sistema de bombeamento de poços tubulares são, em geral, de difícil acesso e dispersos nas zonas rurais dos municípios. Ele disse ainda que os critérios para a escolha das comunidades que recebem o sistemas são exclusivamente técnicos.
“A orientação do governador é que primeiro sejam atendidas as comunidades e os municípios mais vulneráveis em relação à severa estiagem” disse Mairton.
O coordenador da Coordenadoria de Hidrogeologia (Cohidro), Ranielle Linhares, explica que os trabalhos de perfuração estão sendo feitos em parceria com os municípios, através de um termo de cooperação.
“Para viabilizar a perfuração destes poços, a Semarh disponibiliza a máquina perfuratriz, combustível e seus técnicos, enquanto as prefeituras arcam com as despesas dos canos e ferramentas para perfuração".
A Semarh continua concentrando as ações na região do Alto Oeste e no Seridó, priorizando as cidades que estão em colapso de abastecimento ou em sistema de rodízio.